PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Médico que ficou 50 dias internado por coronavírus recebe alta em Curitiba. Veja vídeo

Publicado em: 09/05/2020

O médico Jamal Bark, que estava com coronavírus e ficou hospitalizado por quase 50 dias, recebeu alta nesta sexta-feira (8). Ele estava internado no hospital Marcelino Champagnat desde o dia 19 de março. Nesse período, ele ficou 39 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A alta foi confirmada pelo próprio hospital, em nota. “O paciente Jamal foi o primeiro de caso de COVID-19 a ser internado no Hospital Marcelino Champagnat e cada etapa de sua excelente evolução é motivo de grande alegria e satisfação para todas as nossas equipes”.

Ao sair, Bark foi amparado por uma enfermeira e um auxiliar. Ele foi aplaudido por todos até a porta da saída. E ainda ganhou uma homenagem musical. “Muito obrigado, não tenho palavras. Continuem sempre assim. Humanizaram o paciente. Todo mundo fez diferença”, disse o médico ao sair do hospital. “Quando me recuperar em casa, venho pessoalmente apertar a mão de cada um aqui”.

Como médico, Jamal Bark atendia na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Boqueirão e em um posto de saúde do município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele teria sido infectado após ter contato com uma pessoa contaminada que tinha viajado de São Paulo para Curitiba. O caso dele foi várias vezes citado pela secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, nas entrevistas coletivas, por ele ser um médico do sistema de saúde municipal de Curitiba.

A íntegra da nota do Hospital Marcelino Champagnat

“Paciente Jamal Bark tem alta médica

Na manhã de 19/03, foi admitido no Pronto Atendimento do Hospital Marcelino Champagnat o paciente Jamal Munir Bark, 59 anos, médico atuante no SUS em Unidades de Pronto Atendimento de Curitiba e região metropolitana, e sem histórico de doença prévia. Chegou apresentando quadro de febre com 2 dias de evolução associada e histórico de contato com caso positivo de COVID-19.

Trazia uma radiografia de tórax prévia com comprometimento pulmonar e veio com intenção de seguir investigação. Foi submetido a tomografia de tórax que evidenciou padrão altamente suspeito de pneumonia viral. Admitido prontamente na UTI, evoluiu subitamente para um quadro de insuficiência respiratória aguda com necessidade de intubação orotraqueal imediata. Ficou sedado e em ventilação mecânica, em uso de medicamentos vasoativos. Exame de COVID-19 resultou positivo. Evoluiu com disfunção renal e arritmia cardíaca, ambas revertidas com sucesso, ainda na UTI.

Em 03/04, após 15 dias de internamento, precisou ser submetido a traqueostomia e permaneceu em ventilação mecânica de maneira intermitente por mais 11 dias, quando passou a respirar espontaneamente com oxigênio suplementar na traqueostomia. A melhora clínica foi lenta, gradual, mas progressiva até que finalmente entrou em condições de alta da UTI para o quarto em 27/04 (39 dias de Terapia Intensiva).

Apresentando evolução favorável do quadro a cada dia, ainda se alimentou via sonda até o dia 05/05, quando então foi possível trocar a cânula de traqueostomia e reintroduzir dieta oral, com grande comemoração do paciente e de toda a equipe multiprofissional. Vem respondendo bem ao tratamento clínico, fisioterapêutico, fonoaudiológico, nutricional e psicológico, com alta hospitalar hoje (08/05) e manutenção de todos os tratamentos em regime de home care.

O paciente Jamal foi o primeiro de caso de COVID-19 a ser internado no Hospital Marcelino Champagnat e cada etapa de sua excelente evolução é motivo de grande alegria e satisfação para todas as nossas equipes. Desejamos sua plena recuperação e seguimos à disposição!

Coordenação Médica HMC”

 

Veja Video Clicando Aqui

Fonte: Bem Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE