PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Médica de Santo Antônio da Platina realiza transplante capilar na região

Publicado em: 19/05/2022

TRANSPLANTE CAPILAR

A técnica do transplante capilar é antiga e no brasil vem sendo feita desde a década de 80, mas não tão difundida como é hoje, uma vez que a técnica vem sendo aperfeiçoada a cada dia.

Há 2 anos a Dra. Mariana Magalhães iniciou sua especialização na área e vem atuando na cidade de São Paulo e com extensão agora, para Santo Antônio da Platina e nos tira algumas dúvidas a respeito.

TRANSPLANTE CAPILAR, MAS AFINAL O QUE É?

Consiste em técnica cirúrgica de retirar fios de cabelo da região occipital (nuca) e implantá-los na região frontal (frente, “entradas”) por exemplo. É uma técnica que apesar de complexa, apresenta resultados muito satisfatórios.

Atualmente o grande público é masculino (80% aproximadamente), mas a procura pelas mulheres vem aumentando cada vez mais devido a possibilidade de poder corrigir pequenos defeitos que as incomodam.

A grande indicação do procedimento são as alopecias, principalmente a androgenésica (como o próprio nome já diz – vem da genética, sendo assim, o curso da doença não pode ser revertido, mas pode ser controlado).

À PARTIR DE QUAL IDADE É RECOMENDADO?

O ideal é a partir dos 25 anos, mas não existe um protocolo que defina exatamente a idade certa. Todos os casos devem ser avaliados e discutidos entre o médico e o paciente.

PORQUE REIMPLANTAR OS FIOS DA REGIÃO OCCIPITAL, OU SEJA, OS FIOS DA NUCA?

Os fios de cabelo dessa região não sofrem efeitos hormonais como ocorre nos fios de cabelo da região frontal e vértex (coroa). Existe uma classificação das alopecias e é com base nela que classificamos o paciente e decidimos quantos fios ou unidades foliculares iremos transplantar.

O procedimento é realizado em um local com condições necessárias ao ato, podendo ser em centro cirúrgico ou clinicas com mini centro cirúrgicos, devidamente habilitadas. A cirurgia dura em torno 6 a 8 horas, o paciente é sedado e anestesiado para não sentir dor.

COMO FUNCIONA O PÓS OPERATÓRIO?

Os fios transplantados na área receptora devem ter alguns cuidados específicos até sua devida fixação.

Estima-se que cerca de 85% dos fios transplantados sobrevivem. O resultado final o paciente percebe com 1 ano.

Os fios transplantados não caem, eles são duradouros, sofrendo efeitos apenas do próprio envelhecimento, porém é importante lembrar que na região em que foi efetuado a cirurgia, contem fios que ainda não sofreram ou pouco sofreram a ação hormonal e para que o resultado seja bom, o paciente deve fazer um tratamento clinico medicamentoso por tempo indeterminado.

APENAS UMA SESSÃO DE TRANSPLANTE É NECESSARIA?

A resposta varia, pois tem paciente que terá a necessidade de mais uma sessão após 1 ano por exemplo.

Isso ocorre porque alguns pacientes procuram o transplante em um processo de calvície muito avançado, ficando inviável resolver em uma única sessão.

Mas explicando um pouco sobre a técnica, atualmente, a mais divulgada e realizada é a FUE (Folicular Unit Extraction), e funciona com os fios sendo retirados um a um e transplantados um a um.

QUAL O BENEFICIO DESTA TÉCNICA?

Os fios transplantados não ficam com aspecto de “cabelo de boneca”, conseguindo uma maior densidade capilar, não há o efeito inestético da técnica anterior que é a cicatriz em forma de “sorriso” na região da nuca, que além de promover uma rápida recuperação e menor dor no pós operatório.

Uma boa avaliação e a decisão em conjunto (médico/paciente) é a chave do sucesso para o objetivo de ter uma nova cabeleira vasta e bela, ou

PARA FINALIZAR, A CHAVE DO SUCESSO É UMA BOA AVALIAÇÃO E DECISÃO EM CONJUNTO AO QUE O PACIENTE OBJETIVA.

Dra. Mariana Magalhães - CRM 28.108/PR. RQE: 23.731

Santo Antônio da Platina

Av. Oliveira Motta 1326

MEDCLINICA

Gostou do conteúdo? Me siga nas redes sociais

@dramarianamagalhaes.dermato 

Fonte: A Voz de Ibaiti e Região

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE