PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Matrículas para EJA começam na segunda-feira no Paraná

Publicado em: 02/01/2020

O período de inscrições para a Educação para Jovens e Adultos (EJA) começa na segunda-feira (6) e segue até o dia 24. Os interessados em voltar a estudar e concluir seus estudos devem procurar as instituições que oferecem a modalidade e efetuar a matrícula no local.

Confira quais escolas estão disponíveis para o cadastro em http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/escolasEJA2019.pdf.

Para 2020, a Secretaria do Estado da Educação e do Esporte readequou o cronograma da EJA para semestral e unificou a matriz curricular. Com isso, os estudantes podem concluir tanto o Ensino Fundamental, quanto o Ensino Médio, em dois anos.

Além disso, a nova matriz garante que todas as instituições tenham as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos e a organização dos professores para a escolha das aulas.

A readequação do cronograma não altera a carga horária dos cursos, que será mantida a mesma, mas vem como uma solução para o cenário constatado pela Secretaria: o período prolongado para conclusão dos estudos resultava em grande incidência de abandono. Com a carga horária concentrada, os estudantes terão a chance de terminar os estudos antes.

Disciplinas

A matriz curricular prevê as seguintes disciplinas para a EJA Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física.

A EJA Ensino Médio oferta Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol, Artes, Filosofia, Sociologia e Ed. Física.

Documentos

Para fazer a matrícula, o estudante deve procurar a instituição de ensino de interesse e apresentar os seguintes documentos:

– Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento; RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório

– RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio; Cadastro de Pessoa Física

 – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional; Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde (para menores de 18 anos);

– Fatura recente da concessionária de energia elétrica, dos últimos dois meses;

– Comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante, quando a fatura não estiver em nome dos mesmos;

– Número de telefone para contato; E-mail da mãe/pai/responsável legal;

– CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório

– RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio;

– Histórico Escolar.

Quem pode fazer EJA

O Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos; já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos.

A EJA não é seriada, ou seja, o aluno não se matricula na série em que interrompeu seus estudos, e sim na etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Mas todos os anos que ele já cursou serão validados para posicioná-lo no semestre da etapa que melhor atenda a sua necessidade.

 O tempo máximo de curso para cada etapa é de dois anos, mas pode ser concluído em menor tempo, de acordo com a disponibilidade e os resultados obtidos pelo aluno.

Colaboração AEN

Fonte: IAVIR

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE