PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Mais de 56 mil eleitores paranaenses regularizaram o título eleitoral junto ao TRE-PR

Publicado em: 07/05/2020

Nesta quarta-feira (6 de maio), terminou o prazo para os eleitores realizarem alistamento (primeiro título), transferência ou regularização da situação eleitoral. Neste ano, de forma inédita, como medida para evitar a aglomeração de pessoas em virtude do Covid-19, o procedimento foi todo realizado via internet, dispensada a coleta dos dados biométricos, pelo serviço Título Net.

Desde o dia 20 de abril, a Justiça Eleitoral paranaense registrou o preenchimento de 56.714 mil formulários. Nos últimos dias, alguns eleitores, que enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site, foram orientados a enviar Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) juntamente com a documentação necessária para o e-mail da zona eleitoral do seu domicílio.

Os servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), respeitando às medidas de segurança sanitárias, trabalharam na Secretaria e nos Fóruns Eleitorais de todo o Paraná sem atendimento presencial, para tramitar os pedidos pelo sistema eleitoral, realizar atendimentos por e-mail e responder dúvidas dos eleitores pelo telefone. Agora, os pedidos serão avaliados pelos juízos eleitorais, que entrarão em contato com os eleitores pelo e-mail ou telefone fornecidos, caso seja necessário complementar os requerimentos.

O eleitorado paranaense, em novembro de 2018, quando reabriu o cadastro, era composto de 7.971.350 pessoas, distribuídas em 186 Zonas Eleitorais que atendem aos 399 municípios do estado. O eleitorado paranaense para as Eleições 2020 só será conhecido após o fim das diligências dos requerimentos enviados neste final de prazo.

Biometria

Os eleitores que fizeram seu título on-line foram dispensados provisoriamente da coleta dos dados biométricos, porém a biometria será feita em data futura, a ser estipulada após as Eleições 2020. Também aqueles que deixaram de comparecer à revisão biométrica em 2019, cujos municípios constam nesta lista, poderão procurar por este serviço após as eleições. Ou seja, o eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório em 2019 ficará regular até o segundo turno das eleições em outubro, quando a inscrição voltará a ser cancelada.

Atendimento

Continua vigorando o atendimento remoto emergencial em toda a Justiça Eleitoral do Paraná, conforme a Resolução TRE-PR 854/2020. Quem precisa regularizar o título de eleitor, mas perdeu o prazo final, deve entrar em contato via e-mail com sua zona eleitoral para solicitar uma certidão circunstanciada, normalmente aceita nos órgãos públicos para regularização de documentos que dependam de quitação com a justiça eleitoral.

Eleitores do Paraná podem consultar aqui os endereços de e-mail das zonas eleitorais.

e-Título

A Justiça Eleitoral recomenda o download em smartphones e tablets, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, do aplicativo e-Título, a via digital do título do eleitor. O app possibilita ao eleitor a obtenção de informações sobre sua situação cadastral, bem como sobre a zona, local e seção eleitoral em que vota, além da emissão das certidões de Quitação Eleitoral e de Crimes Eleitorais. A visualização dos dados atualizados pode variar conforme o prazo de processamento dos sistemas eleitorais.

Fonte: Bem Parana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE