PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

LONDRINA: Mulheres protestam pelo fim da violência neste domingo

Publicado em: 04/12/2021

O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do seu Núcleo em Londrina, alinhado à iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano completa três décadas de mobilização internacional, convocou a sociedade londrinense a se unir por uma causa que diz respeito a todo mundo: o fim da violência contra mulheres e meninas.

E é com esse intuito que o Núcleo Londrina, com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, do Lions Club, da Comissão da Mulher Advogada da OAB Londrina, da Comissão de Mulheres Empreendedoras e Gestoras da Fecomércio e da Associação das Mulheres Corretoras de Imóveis de Londrina, além de outras autoridades e organizações da sociedade civil, realiza a Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres, neste domingo (5), a partir das 9h, com concentração no Aterro do Lago Igapó.

A caminhada ocorre ao mesmo tempo em vários outros pontos do país, como também no exterior com ações alusivas ao tema. Ao todo, mais de 40 cidades devem participar desta grande mobilização. Violência doméstica – uma pandemia dentro da pandemia. As estatísticas da violência contra as mulheres são alarmantes.

Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global. “O combate a violência contra mulher é uma causa global do Grupo Mulheres do Brasil. E essa triste realidade se agravou durante o período de enfrentamento à Covid-19, quando muitas mulheres passaram a viver uma pandemia dentro da outra, a da violência”, explica Rita Ramalho, líder do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher do Núcleo Londrina do Grupo Mulheres do Brasil. 

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o início da pandemia trouxe uma situação dramática para as mulheres que ficaram confinadas em casa com seus agressores: os números de denúncias diminuíram. Dados do órgão revelam que em 2020 foram registrados 1350 feminicídios no Brasil, um caso a cada seis horas e meia. E só em Londrina, segundo a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, de janeiro a junho deste ano quase 2 mil atendimentos foram feitos a vítimas de violência física, psicológica, moral, sexual ou financeira. O Ministério da Família ainda aponta que houve um crescimento de 6% para os casos de feminicídios e de 34% para denúncias do canal 180 neste último ano, comparado com o mesmo período do ano passado. 

O aspecto econômico exerce forte impacto na vida das mulheres, especialmente no que diz respeito ao rompimento do ciclo de violência. Segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, será uma grande mobilização que colocará nas ruas a voz de todas as pessoas, pedindo um basta aos índices inaceitáveis da violência contra mulheres e meninas. “Durante a pandemia, a violência contra as mulheres cresceu 20% nas cidades brasileiras, não podemos assistir a isso passivamente. Temos que mudar essa realidade urgente, é a união de toda a sociedade por uma causa global”, conclui a executiva. 

O Grupo Mulheres do Brasil é um movimento político suprapartidário, criado em 2013 e presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, que reúne 100 mil mulheres que sonham e trabalham voluntariamente por um Brasil melhor. Nos organizamos em 151 Núcleos locais, 112 em cidades brasileiras e 39 no exterior. Entre nossas pautas prioritárias estão a valorização da Educação, o combate à violência contra a mulher, igualdade racial e a defesa do Sistema Único de Saúde. O Núcleo Londrina começou suas atividades em outubro de 2020 e realizou sua primeira reunião online aberta às mulheres da cidade no dia 10 de dezembro de 2020. O Núcleo local tem como líder fundadora a arquiteta Charlene Tófano, que tem ao seu lado como líderes colegiadas a professora universitária Juliana Barbosa, a administradora de empresas Vanessa Tófano e a atriz e jornalista Nilma Raquel Silva. 

Como participar: todas as mulheres são bem-vindas, basta cadastrar se pelo www.grupomulheresdobrasil.com.br Siga também  no Instagram @grupomulheresdobrasillondrina e envie uma DM, se tiver alguma dúvida. 

SERVIÇO:

CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS

Data: dia 5 de dezembro de 2021 Horário: às 9h Local: Aterro do Lago Igapó

Fonte: Tarobá News

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE