Londrina fez história ao criar uma das primeiras, senão a primeira, Coordenadoria da Mulher do Brasil em 1993, na gestão Luís Eduardo Cheida, tendo como coordenadora a competentíssima Elza Correa. O prefeito Antonio Belinati, que veio a seguir, transformou a coordenadoria em Secretaria.
A primeira coisa que Elza fez foi implantar o CAM (Centro de Atendimento a Mulher), pioneira no Brasil em combater a violência contra a mulher. Contra o feminicidio. A Secretaria Municipal do Idoso de Londrina foi criada em 1999, sendo a primeira do gênero no Brasil. Isso também na gestão Antônio Belinati, tendo como Secretário o médico cardiologista Luiz Carlos Miguita.
Durante esses anos essas duas secretarias foram vitais para as mulheres e também para os idosos.
Agora, o prefeito eleito, teve a “brilhante” ideia de juntar as duas pastas à secretaria de assistência social e jogar todas no mesmo balaio.
Todas juntas e misturadas.
Segundo ele, para economizar.
Eu imagino que seja para sobrar mais grana para investir na Gleba Palhano. Os setores progressistas da cidade tem que reagir a esse desmantelo. Tentar frear essa volta a Idade Média que a cidade está fazendo.
E a horda do atraso pode me bater, mas com argumentos, por favor!
Antônio Santiago é ex-servidor público, jornalista e imperador do Paraíso
Matéria Original em:
Fonte: Paçoca com Cebola - Por Antônio Santiago