PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

IBAITI: Rodizio de água continua, primavera começou com dois terços do Paraná em estiagem,

Publicado em: 23/09/2021

O Estado vive a pior estiagem das últimas décadas e várias regiões, incluindo a Grande Curitiba, passam por racionamento de água, com o rodízio no fornecimento.

No interior do Estado seis municípios estão com o abastecimento em dias alternados e 19 cidades em situação crítica.

A previsão para o mês de outubro é de chuvas dentro da média ou um pouco acima, mas em novembro diminuem e a situação voltará a ser crítica. “Temos que reforçar que nos últimos dois anos o Paraná vive uma estiagem severa e precisamos de água em abundância para que possamos recuperar os mananciais e reservatórios”, diz o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

No momento, a Grande Curitiba passa pelo rodízio no abastecimento.

Em Ibaiti não é diferente:

A Sanepar comunica que prorroga o rodízio no abastecimento de água em Ibaiti até 07 de outubro. As poucas chuvas dos últimos dias não ajudaram a recuperar a vazão dos mananciais que abastecem a cidade. Por esta razão, o fornecimento de água de forma alternada, que estava programado até o dia 22/09, será mantido até o dia 07 de outubro, dentro da sequência já estabelecida.

A medida segue o modelo implantado até agora. A distribuição permanece de 24h x 24h. Cada um dos setores da cidade terá água um dia sim e o outro não. O horário de fechamento permanece das 7h às 18h. A normalização deve ocorrer até as 8h da manhã do dia seguinte.

Os setores são os seguintes:

Setor 1: Jardim Itália, Loteamento Residencial Sophia, Conjunto Habitacional Manoel Gonçalves, conjuntos habitacionais Tertuliano de M. Bueno e  Paineiras, loteamentos habitacionais Califórnia, Oscar Arieta Negrão, jardins Atlanta, Carolina e San Rafael, Área Industrial, Parque São Miguel, Loteamento Parque das Araucárias I e II, Jardim Alvorada, Jardim das Américas e DER.

Setor 2: Loteamento São José, Conjunto Habitacional Mãe Rainha, Santo Antônio de Pádua, Jardim Serra Dourada, Jardim Pérola e Gralha Azul.

A Sanepar lembra que o Paraná vive uma crise hídrica histórica e que, para que os efeitos dela não sejam maiores, é necessária a colaboração de todos. A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

 

 

Fonte: Da Redação

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE