PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

IBAITI: Reunião entre OAB, DEPEN e CONSELHO DA COMUNIDADE DA COMARCA discute instalação de parlatório na Cadeia Pública

Publicado em: 15/06/2021

Aconteceu hoje (15/06) às 10 hrs na Sede da OAB Subseção de Ibaiti- PR reunião entre diretoria da OAB, Conselho da Comunidade e representantes do DEPEN ( Depto de Penitenciárias).

O propósito do encontro foi para discutir a instalação de um parlatório para atendimento dos apenados na cadeia pública de Ibaiti, atendimento este a ser feito por seus advogados legais.

A OAB esteve representada pelo seu presidente Dr. Geiel Heidgger Ferreira e Dr. Pablo Henrique Rodrigues Blanco Acosta, o DEPEN contou com as presenças dos Agentes Carcerários Leonaldo Rodrigues da Silva e Victor Castelhone e pelo Conselho da Comunidade, o presidente Heder Luis da Silva, Marilza Mattiolli e Carlos Alberto Morillas Zapata.

Foi apresentada pelo Dr. Geiel a importância da conversa entre o advogado e seu cliente que muitas vezes tem que ser feita de forma sigilosa, onde detalhes são narrados e  estava difícil este encontro, devido à falta de um local adequado e próprio, com isso contribuindo com a humanização nos atendimentos, fato que foi unânime, inclusive se frisando que este parlatório já vinha sendo solicitado há muito tempo pela entidade, todavia não foi possível sua instalação pelo fato de mudanças na administração do Depen e por alguns contratempos como duas rebeliões que ocorreram na cadeia.

A OAB se responsabilizou pelas despesas de instalação e adequação depois de feito um orçamento e após o DEPEN apontar um local próprio que não interferisse no bom andamento da cadeia, como a  fiscalização dos apenados e que desse segurança a todos, presos, advogados, funcionários e visitas de parentes.

Em visita in loco após a reunião, o local ficou definido em uma sala entre a administração e a carceragem.

Após a visita ao prédio, o Dr. Geiel parabenizou pelo trabalho executado perante as melhorias no prédio da ex-delegacia, onde hoje se observa um espaço para que os detentos cumpram suas penas com dignidade, como a sala de aula a ser colocada em funcionamento nos próximos dias faltando apenas alguns detalhes. Frisou ainda a importância de uma boa atuação do advogado  com visitas aos detentos, depende do conhecimento do defensor, pois sabendo dos fatos que fizeram o preso chegar até ali, facilita assim uma defesa plena, mas depende muito de um local adequado como o parlatório a ser instalado.

Ficou acordado também que os atendimentos presenciais após a instalação do parlatório, somente ocorrerão depois de todos serem vacinados, tantos os detentos, como os advogados, e ainda com ordens superiores, ou em caso excepcionais.

 

Fonte: A Voz de Ibaiti e Região

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE