PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

IBAITI: Patrulha Maria da Penha realiza palestra "O SILÊNCIO MATA" abordando violência doméstica e familiar

Publicado em: 29/08/2024
#Agosto Lilás - Mês de Concientização pelo fim da violência contra a mulher

Desde o início de agosto, o 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) iniciou os trabalhos relativos à implementação da Patrulha Maria da Penha no Norte Pioneiro.

A Patrulha Maria da Pena é formada por equipes policiais militares especializadas que atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres.

As equipes da Patrulha, além de prestarem orientações às vítimas, atuam preventivamente com patrulhamentos em locais determinados para garantir o cumprimento das medidas protetivas estabelecidas pela Lei Maria da Penha e também repressivamente, caso sejam encontrados agressores em situação de flagrância dos crimes relacionados à violência doméstica ou de descumprimento de medida protetiva de urgência.

Os trabalhos tiveram início pela cidade de Jacarezinho, com o apoio da Patrulha Maria da Penha do 18º BPM – Cornélio Procópio e 30º BPM – Londrina. Na terça-feira (13/08), foram realizadas palestras para os funcionários BBA Indústria Química Ltda e Colégio Rui Barbosa. Outras ações também serão realizadas, tais como visitas às vítimas de violência doméstica, cumprimento de mandados judiciais por descumprimento de medida protetiva de urgência.

E agora na tarde de ontem (28/08) foi a vez de Ibaiti que realizou a palestra com centena de pessoas na Câmara Municipal de Ibaiti, com a presença do CRAS, CREAS, Colégio Cívico Militar, Conselho Tutelar, Amor Exigente, Conselho da Comunidade, CEEP Seiji Hatanda, Grupo Melhor Idade, representantes do Conselho Municipal da Mulher e integrantes do Bolsa Família.

Durante o evento, foi destacada a necessidade urgente de conscientizar a sociedade sobre os perigos e consequências da violência. O foco principal foi a sensibilização de todos para a importância de combater qualquer forma de agressão, incentivando a criação de um ambiente mais seguro, acolhedor e livre de violência para todos os membros da comunidade.

Todos estes trabalhos fazem parte da Operação SHAMAR-2024 (âmbito nacional) e “Operação Mulher Segura”, do Governo do Estado do Paraná, que estão sendo realizadas em conjunto com o Poder Judiciário, Polícia Civil, Ministério Público e os Núcleos Maria da Penha (Numape), este último responsável por prestar assistência jurídica e psicológica gratuitas às mulheres vítimas de violência doméstica.

A palestra foi realizada pelo Sgto. Mourão e soldado feminina Dhynes pela Policia Militar, Marilza Mattiolli pelo "Amor Exigente" e Creuza Mendes do "CREAS".

Fonte: Carlos Zapata - A Voz de Ibaiti

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE