PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

IBAITI: NORTE PIONEIRO INFESTADO DE ESCORPIÕES - SAIBA O QUE FAZER

Publicado em: 05/02/2020

FIQUE ATENTO AOS RISCOS DE ESCORPIÃO NA CIDADE DE IBAITI, JAPIRA E NORTE PIONEIRO. SAIBA O QUE FAZER E COMO EVITAR
“Quem haverá que aguente tanta mudez sem perder a saúde?” (Como se fosse pecado - Belchior)
pequenino e que pode trazer um grande desastre. Atualmente na região do norte pioneiro, vem acontecendo alguns casos em que a população está se deparando em suas residências, vias públicas com o escorpião-amarelo, considerada uma das mais perigosas devido a alta toxidade de seu veneno.
O preocupante é que conforme os especialistas, crianças de zero a nove anos integram o grupo de risco. Por serem menores, o veneno se espalha de maneira mais rápida.
Segundo informações do morador de Japira, Paulo Sato juntamente com uma equipe, no mês de janeiro foram mortos a cerca de 270 escorpiões, excluídos os que foram capturados pelos agentes municipais. Conforme o site do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, a Fundação Hospitalar de Saúde municipal de Ibaiti consta com o tratamento de soros antipeçonhentos em caso de acidente. O problema deve ser debatido pelo poder público municipal e regional visando conscientizar a população sobre as consequências de não se precaver e de haver iniciativa pelo poder público para que seja combatido sua proliferação.
ORIENTAÇÕES — É importante agir rápido. Por se tratar da espécie mais venenosa das Américas, o efeito de sua picada é rápido. O atendimento deve ser feito em um tempo máximo de três horas.
Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizara ou amarrar).

FIQUE DE OLHO
- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los. - Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha. - Mantenha camas e berços afastados da parede. - Evite que lençóis toquem no chão. - Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões. - Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques. PRECAUÇÕES - Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população. - Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios. - Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho. - Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões. AMBIENTES ONDE SE ENCONTRAM OS ESCORPIÕES A principal forma de prevenção de acidentes com o animal é manter os ambientes limpos e organizados, não só dentro da casa, mas também nos arredores. O escorpião é um animal de hábitos noturnos que se movimenta durante a noite, em busca de alimento, e sem esconde durante o dia. “Eles não têm um local fixo, não fazem toca. Eles se escondem no primeiro local que encontram”, explica. ESCORPIÃO NÃO ATACA, ELE SE DEFENDE O biólogo explica que o escorpião se reproduz sozinho – não há a necessidade de um casal de animais – de uma a três vezes por ano desde que esteja bem alimentado. “Como é um animal que se adaptou ao ambiente urbano, pode se reproduzir em qualquer lugar, não apenas em galerias de esgoto”, explica.

O Ministério ressalta que o escorpião não ataca o homem, só pica para se defender.
DEDETIZAÇÃO NÃO AJUDA A MATAR O ESCORPIÃO
A dedetização pode ser útil para eliminar baratas e outros insetos que servem de alimento para o escorpião, mas não para matá-lo. SORO ANTIESCORPIÔNICO NÃO ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS CIDADES São considerados mais vulneráveis às picadas trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem longos períodos em casa. Nesses casos, os sintomas são dor imediata, vermelhidão e inchaço leve. São tratados, apenas os sintomas, sem a necessidade de uso de soro antiescorpiônico.
Segundo o Ministério, crianças até 7 anos têm maior risco de desenvolver quadros moderados e graves, que podem levar à morte. Os principais sintomas são, além da dor da picada, vômito e diarreia. O Ministério distribui as ampolas de soro antiescorpiônico aos Estados, que determinam quais municípios irão receber a substância, de acordo com a situação epidemiológica de cada região, segundo a pasta.
Autor: Matheus Henrique Carneiro Pinto Ruiz
Gestor Público

Para maiores informações: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/maio/22/PARAN--.pdf http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2860 http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1453 http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/soro-antiescorpionico-e-unica-maneira-de-cortar-os-efeitos-do-veneno/6108682/ http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45090-picada-de-escorpiao-saiba-os-cuidados-e-o-que-fazer-em-caso-de-acidente http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/soro-antiescorpionico-e-essencial-para-tratar-picada-de-escorpiao-entenda/7894579/ http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2867-picada-de-escorpiao-saiba-os-cuidados-e-o-que-fazer-em-caso-de-acidente

 

Fonte: IAVIR - MATHEUS RUIZ

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE