PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

IBAITI: Apenados contra o COVID 19, confeccionam máscaras protetoras do vírus para serem doadas a saúde.

Publicado em: 06/04/2020

A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

Para que possa haver uma completa reinserção dos cumpridores de pena ou medida de segurança ao convívio social, necessário que lhes sejam fornecidos os meios capazes de prepará-los para esse fim, pois do contrário, o objetivo da execução penal não será alcançado.

Os cumpridores de pena ou medida de segurança ficam segregados e quando do seu retorno, necessitam de suporte para que possam naturalmente se readaptar. A adaptação significa estarem eles preparados para o mercado de trabalho, para o convívio com os seus e com a sociedade em geral. Essa reinserção só será possível com a ajuda da própria sociedade, pois é a ela que incumbe a busca por alternativas a serem oferecidas ao reeducando disposto a não mais delinquir.

Foi pensando nisso que o Conselho da Comunidade da Comarca de Ibaiti desenvolveu uma série de atividades e estudos aos apenados da 37ª Cadeia Pública mantendo-os ativos, produtivos, trazendo e desenvolvendo trabalhos que se tornam úteis demais à comunidade.

E é com este pensamento e objetivo que projetos sociais tem sido desenvolvidos na cadeia pública de Ibaiti.

Devido ao momento difícil que passamos com a Pandemia que assola o mundo, os detentos estão confeccionando máscaras para serem doadas aos Postos de Saúde do Município. O projeto é uma parceria do Poder Judiciário, do Conselho da Comunidade e do Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus. O material para a confecção foi, em partes, doados pela Secretaria de Educação do Município, pela SP Odonto, pela Juíza Dra Fernanda Orsomarzo, e contou com a colaboração da Pastoral Carcerária, do Apostolado da Oração, da confecção Ângelus Dourados, do DEPEN e do Dr. Cleber Moura.

Em meados de janeiro quando ainda nem imaginávamos o Corona Vírus, os detentos começaram a confeccionar “fuxicos” que servirão para a procissão da Sexta Feira Santa, cobrindo a rua como os tradicionais tapetes que desta vez serão feitos de fuxicos.

Os fuxicos são feitos com retalhos de tecidos doados pela comunidade e recortados pelos integrantes do Apostolado da Oração e da Pastoral Carcerária, enquanto o Santuário fornece agulhas e linhas.

E é claro que haverá remição de pena que é, no direito penal, o abatimento dos dias e horas trabalhadas do preso que cumpre pena em regime fechado ou semiaberto, diminuindo, dessa forma, a condenação a qual ele foi sentenciado. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional, na base de 3 por 1, mesmo assim não tira o mérito dos apenados da cadeia pública de Ibaiti.

A realização deste projeto só foi possível graças  a sintonia entre o Poder Judiciário, à direção do Depen, membros do Conselho da Comunidade da Comarca de Ibaiti juntamente  com  a comunidade e empresários locais.

Fonte: IAVIR Carlos Zapata

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE