PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Hospital Regional do Norte Pioneiro: UTI está com 100% dos leitos ocupados

Publicado em: 27/11/2020

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP) está com todos os 10 leitos ocupados, bem como os outros de 10 leitos da ala semi-intensiva. A informação foi passada na tarde desta quinta-feira (26), por um dos profissionais que atuam no setor.

Este é o resultado do crescimento assustador de casos de Covid-19 na região, principalmente Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Para se ter noção do quadro vigente, Jacarezinho ultrapassou o número de mil casos registrados no município desde o início da pandemia, alcançados na quarta-feira (25), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde no começo da noite.

Com a superlotação da UTI do HRNP, pacientes da região estão sendo transferidos para unidades de outras regiões. O problema é que o problema se repete em outras UTIs, conforme divulgado na imprensa. O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, anunciou esta semana a reabertura de 50 novos leitos para enfrentar a demanda.

Na quarta-feira houve o registo de mais 11 casos positivos em Jacarezinho e, nesta quinta-feira, foram seis positivos. O número menor não indica redução, mas deve-se ao fato de que o Laboratório Central do Estado (Lacen) com capacidade para 5 mil exames por dia, não está dando conta da demanda.

Com a atualização dos dados, Jacarezinho contabiliza agora o total de 1.014 casos confirmados, dos quais nove foram a óbito O município aguarda o resultado de 100 casos em investigação. 

Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) autorizou o funcionamento da UTI do Hospital Regional do Norte Pioneiro apenas parta atender casos de Covid-19. A unidade de terapia intensiva para adultos possui dez leitos, além de dez leitos para cuidados intermediários e nove leitos de enfermaria.

A UTI atua no atendimento a pacientes de 22 municípios da abrangência da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho. No HRNP ainda funciona uma UTI neonatal com 10 leitos.

Outra UTI adulta da região está instalada na Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho, com atendimento a pacientes de outras especialidades médica, mas reserva um leito para Covid e mais cinco para semi-intensivo. 

Fonte: Tribuna do Vale

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE