PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Hospital de Clínicas seleciona voluntários para teste de vacina contra a Covid-19

Publicado em: 22/07/2020

O Hospital de Clínicas (HC) da UFPR é uma das 12 instituições brasileiras que serão responsáveis pelos testes da fase 3 de uma das mais promissoras vacinas em estudo contra a Covid-19. Os testes em humanos da CoronaVac, uma vacina produzida pela chinese Sinovac, já começaram nesta terça-feira (21) em São Paulo. No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo Instituto Butantan, de São Paulo; no HC, é liderada pela médica infectologista Sônia Raboni.

No Paraná, a vacina será testada em 852 voluntários, todos trabalhadores da linha de frente do combate ao Covid-19. As inscrições estão abertas no site do Insitituto Butantan e já havia 100 inscritos para o Paraná. Os testes devem começar no dia 3 de agosto. No Brasil todo, 9 mil voluntários participarão da pesquisa, que já tem o sinal verde da Anvisa.

Segundo Sônia, a triagem deve começar em breve. Os candidatos serão chamados para consulta médica, onde serão avaliadas as condilções de saúde. Entre as restrições para participar da pesquisa, estão doenças imunodepressivas e doenças graves. Metade dos voluntários receberá a vacina e e outra metade, placebo. Serão duas doses, sendo a segunda 14 dias após a primeira. A pesquisa deve levar seis meses.

“Os pacientes não saberão durante a avaliação se receberam a vacina ou o placebo. Durante o tempo de pesquisa, serão chamados para consultas e farão testes periódicos para verificar se criaram anticorpos. Nosso trabalho é fazer o acompanhamento da segurança da vacina, se apresentou febre, reação, se teve sintomas respiratórios e comparar os grupos que receberam placebo e a vacina. Neste período, os participantes poderão procurar nossa equipe quando precisar”, explicou a coordenadora do estudo no HC.

Parceria entre Brasil e China prevê troca de conhecimento e tecnologia
A parceria internacional entre Brasil e China também prevê a troca de conhecimento e tecnologia para a produção em larga escala por meio do Instituto Butantan e Sinovac, empresa chinesa responsável pela pesquisa internacional. O HC foi incluído pelo Instituto Butantan no estudo porque as duas instituições já eram parceiras em outras pesquisas.

Nas duas primeiras fases, o laboratório chinês testou a vacina em aproximadamente mil voluntários do país de origem. Aplicado em animais, o produto se mostrou muito promissor.

O governo de São Paulo estima que o estudo deverá ser concluído no mínimo em 90 dias. Se os testes forem bem-sucedidos, a vacina pode começar a ser produzida no início de 2021. O Instituto Butantan está sendo preparado para esse fim.

Boletins da Covid-19 no dia 21 de julho

Curitiba
Novos casos 467
Mortes 18
Total
Casos 14.402
Mortes 387

Paraná
Novos casos 1.608
Mortes 58
Total
Casos 56.905
Mortes 1.396

Brasil
Novos casos 41.008
Mortes 1.367
Total
Casos 2.159.654
Mortes 81.487

Fonte: Bem Parana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE