PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Homem recebe primeiro transplante de pulmão no Paraná; procedimento foi realizado em Campina Grande do Sul

Publicado em: 22/12/2019

O primeiro transplante de pulmão realizado no Paraná foi feito nesta semana, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Reinaldo Feira de Goes, de 57 anos, foi o beneficiado e estava há dois anos na fila de espera pelo órgão.

Valdelice Goes percorreu mais de 70 quilômetros como marido, da Lapa até Curitiba, para a cirurgia. ““Ele teve um enfisema pulmonar que desencadeou esse quadro mais grave de dificuldade de respirar. Estávamos na fila e colocamos nas mãos de Deus, foi uma surpresa quando nos ligaram”, comentou.

O Paraná, mesmo referência em doação de órgãos, ainda não tinha realizado transplante de pulmão. O médico Frederico Barth, responsável técnico do Serviço de Transplante Pulmonar do HAC, explicou o processo. “Além da compatibilidade sanguínea, os pulmões doados precisam estar sem sinais de infecção ou indícios de lesão por trauma. Esses detalhes são fundamentais, por isso a importância e conscientização no aumento das doações de órgãos”, explicou.

A assessoria do Hospital informou que o paciente está se recuperando bem após a cirurgia e já respira sem auxilio de equipamentos. Reinaldo permanece em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dados

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no ano passado, foram 121 transplantes de pulmão no Brasil. No período, apenas três estados estavam aptos para o procedimento (São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará).

A série histórica, divulgada pela instituição, aponta que, em dez anos, foram 856 transplantes do gênero. Ainda, segundo a ABTO, 199 aguardam na fila de espera por um pulmão no País e oito delas são do Paraná

Fonte: AEN

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE