PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Gripe mata mais oito pessoas em uma semana no Paraná

Publicado em: 20/06/2019

Com os dados atualizados, o número de óbitos chegou a 59 desde o início do ano

O novo boletim da gripe, divulgado nesta quarta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirma oito mortes pela doença na última semana. Com os dados atualizados, o número de óbitos chegou a 59 desde o início do ano.

Dois casos foram registrados em Foz do Iguaçu, na região oeste, município mais afetado pela doença. As outras mortes da semana foram confirmadas em Curitiba, Pinhais, Itaperuçu, Antonina, Cascavel e Cornélio Procópio.

O informe semanal do vírus Influenza também confirma 263 casos da doença no Paraná. O número representa um aumento de 24% em relação à semana passada, quando havia 212 casos de gripe no estado.

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, ainda há 300 mil doses da vacina contra a gripe disponíveis gratuitamente na rede pública. Elas são oferecidas nas unidades municipais de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou em maio. O Paraná não atingiu a meta estipulada pelo governo federal, que era imunizar ao menos 90% das pessoas que formam os grupos prioritários.

Desde o início deste mês as doses remanescentes da campanha foram disponibilizadas para toda a população.

Por meio de nota, nesta semana, o Ministério da Saúde informou que “não haverá envio de doses extras da vacina Influenza e desta forma as atividades de vacinação da população geral deverão ocorrer somente naquelas localidades nas quais houver saldo da vacina”.

Prevenção contra a gripe

Além da vacina, a Secretaria de Estado da Saúde reforça boas práticas que podem ajudar a combater a doença. Entre as medidas preventivas estão: higienizar as mãos com frequência, beber líquido, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.

A Sesa alerta, ainda, que a gripe é uma doença doença respiratória aguda de transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela tosse ou espirro. Na presença dos sintomas (inflamação na garganta, febre, tosse, dores no corpo, fadiga e calafrios), o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação e medicação.

Fonte: Paraná Portal

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE