Bebê chegou a UBS em Mandirituba sem sinais de vida (Foto: Prefeitura de Mandirituba)
Uma jovem mãe, de 27 anos, foi presa suspeita de deixar o filho morrer de frio em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A Polícia Civil do Paraná instaurou um inquérito para a apurar o caso.
De acordo com a delegada Janaina Garcia, a mãe é investigada por negligência que teria resultado na morte da criança por causa do frio. Uma coletiva de imprensa foi marcada para divulgar mais detalhes do caso.
“As circunstâncias do caso ainda estão sendo apuradas. A PCPR realiza diligências para esclarecer os fatos, incluindo a escuta de profissionais do hospital envolvidos no atendimento da vítima"
De acordo com a Polícia Civil, há indícios de negligência materna, que pode ter contribuído diretamente para a morte da criança. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas a suspeita preliminar é de que o bebê tenha morrido de frio.
Segundo a delegada responsável pelo caso, os agentes já iniciaram diligências para esclarecer os fatos, incluindo a escuta de profissionais de saúde que atenderam a criança no hospital.
A prisão foi formalizada com base em depoimentos e nas evidências coletadas até o momento. O caso segue sob investigação para apurar as responsabilidades e as circunstâncias da morte.
Hipotermia
A hipotermia em bebês representa um risco extremamente grave que exige atenção constante dos cuidadores. Por terem um organismo ainda em desenvolvimento, os recém-nascidos e crianças menores de um ano possuem dificuldade em manter sua temperatura corporal estável.
Sua pele fina, a pouca gordura subcutânea e a proporção maior de superfície corporal em relação ao peso fazem com que percam calor rapidamente, mesmo em ambientes que adultos considerariam apenas levemente frios.
Os sinais de alerta incluem extremidades geladas, coloração azulada ou pálida na pele, especialmente ao redor dos lábios e unhas, além de mudanças comportamentais como choro fraco, apatia ou dificuldade para se alimentar.
Fonte: RIC.com.br / OBEMDITO