PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Governo vai testar em pacientes remédio com 94% de eficácia contra a Covid 19

Publicado em: 15/04/2020

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, participou na manhã desta quarta-feira, 15, de coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. O ministro falou sobre o pesquisa brasileira em busca de soluções de combate ao novo coronavírus. O Ministério de Ciência e Tecnologia anunciou nesta quarta-feira, 15, que o Brasil testará nas próximas semanas um 'remédio promissor' que, segundo análises in vitro, demonstrou 94% de eficácia em ensaios com células infectadas pelo novo coronavírus.

Ao menos 500 pacientes com a covid-19, desde que não estejam em estado grave, participarão dos estudos clínicos, de acordo com o governo.
O ministro Marcos Pontes, titular da pasta da Ciência e Tecnologia, afirmou que o medicamento tem formulação pediátrica e preço acessível nas farmácias. O nome, porém, não foi revelado porque ainda não há um laudo conclusivo. 

Uma das linhas de pesquisa que conta com investimento do ministério está relacionada à vacina BCG, usada contra a tuberculose. Para essa pesquisa, o ministério repassou R$ 600 mil que devem ser investidos em estudos clínicos. A intenção é testar se vacinados são mais resistentes ao coronavírus. A BCG é aplicada logo no nascimento para prevenir formas graves de tuberculose em crianças. Entretanto alguns dados recentes têm demonstrado que países que mantem o uso da BCG apresentaram menores proporções de covid-19 em comparação com países que suspenderam o uso da vacina como por exemplo os EUA, a Espanha e a Itália. 

Outra pesquisa em andamento foi aprovada recentemente pela Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), ligada ao MCTIC. O estudo busca uma vacina contra o novo coronavírus e é realizado pelo Centro de Pesquisa René Rachou – Fiocruz. Para realização do estudo, os cientistas irão manipular o vírus influenza com proteínas do vírus Sars-CoV2 (covid-19) para o desenvolvimento da vacina para dupla prevenção da gripe sazonal e covid-19. 

Fonte: Agência Brasil

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE