PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Governo investe R$ 7,5 milhões na UTI do Hospital Regional

Publicado em: 28/04/2020

Presidente da Funeas esclarece que veio a Santo Antônio da Platina para evento técnico na abertura de UTI

O Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), investiu em 30 dias para colocar em funcionamento a Unidade de Terapia Intensiva adulta (UTI), do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), a importância de R$ 7,5 milhões. A informação foi passada no início da tarde dessa segunda-feira (27), pelo presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Marcelo Machado, durante inauguração da unidade.

Construída há quatro anos na gestão do então prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (2013/2016), com empenho junto ao Estado do deputado Pedro Lupion (Democratas), quando o Hospital Regional ainda tinha sua gestão compartilhada entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), a UTI da casa de saúde é uma das mais antigas reivindicações da comunidade regional.

Pedro Claro de Oliveira, que sequer foi convidado para a solenidade promovida ontem, se empenhou durante quase todo o seu mandato para ver a UTI pronta e funcionando. Entregou sua administração sem realizar seu sonho e da comunidade, mas cumpriu a promessa de deixar a obra pronta e com dinheiro empenhado para aquisição de estrutura e equipamentos. Assim que deixou a prefeitura, o processo de credenciamento da unidade ficou estagnado sendo retomado somente este ano, na gestão do governador Ratinho Junior. 

A solenidade que marcou oficialmente a entrada em operação da UTI, que acontece efetivamente nesta terça-feira (28), serviu de mote para a administração municipal, liderada pelo prefeito José da Silva Coelho Neto, o professor Zezão (PHS), marcar alguns pontos políticos ao patrocinar uma inauguração que contou com a presença de poucas pessoas, a maioria de funcionários que vai atuar da unidade.

O presidente da Funeas, Marcello Machado, em conversa informal com o repórter da Tribuna do Vale fez questão de assinalar que sua presença em Santo Antônio da Platina tinha caráter iminentemente técnico e com objetivo de incentivar a equipe que vai responder pelo funcionamento da UTI. “Fizemos uma reunião técnica antecedendo o evento político, que é responsabilidade da prefeitura”, comentou.

Na sua rápida fala durante o evento político, Machado fez um breve relato dos investimentos realizados nos últimos 30 dias, destacando a compra de equipamentos, entre os quais, um tomógrafo, o setor de hemodinâmica, entre outros.

A UTI inicia atividades com 10 leitos e com suporte de mais 10 leitos de retaguarda (semi-intensivos) e outros 10 leitos de enfermaria. A equipe que atua na unidade é composta por 55 profissionais, entre médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, entre outros.

Em entrevista após visita às instalações, Marcello Machado destacou o empenho do governador Ratinho Junior, do secretário da Saúde, Beto Preto, que desenvolve um esforço para dotar todas as regiões do Paraná de estrutura para atender as comunidades em todas as suas necessidades, aproximando da população o atendimento de média e alta complexidades, eliminando o transito de paciente para centros maiores.  

 
 
 

Fonte: Tribuna do Vale

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE