PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Frente fria pode trazer chuvas para o fim de semana londrinense

Publicado em: 30/08/2019

Agosto deve fechar sem registros de chuvas significativas em Londrina. Entretanto, setembro pode começar com chuvas nos primeiros dias em todo o Paraná,

segundo Fernando Mendonça Mendes, meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). 

Nesta sexta-feira (30), o tempo deve permanecer estável e seco como nos últimos dias. A mínima registrada foi de 13.9°C e a máxima pode chegar até 29°C. Na quinta (29), a umidade relativa do ar caiu até 24% no período da tarde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o índice fique acima dos 60%.

No sábado (31), os termômetros devem variar entre 20°C e 32°C. "O sábado será muito quente e abafado, mas domingo (1º) o tempo muda com a chegada de uma frente fria que deve afetar todas regiões do Paraná", afirma o meteorologista. 

A previsão no domingo é de que Londrina registre temperaturas entre 17°C e 25°C. Há previsão de chuvas irregulares para a região Norte do Paraná, com pancadas isoladas e precipitação acumulada de 8 a 10 mm (milímetros).

Se a previsão de chuva se confirmar, Londrina deve ter chuvas significativas pela primeira vez em 56 dias. Segundo Mendes, o mês de agosto registrou apenas chuviscos, que não chegaram a acumular 1 mm de precipitação. A média histórica é de 56 mm.

"A precipitação acumulada de julho já tinha ficado 19 mm abaixo da média. Com esse agosto seco, o déficit hídrico aumento em Londrina", diz.

O déficit hídrico ocorre quando as precipitações têm valores inferiores aos da evaporação e transpiração das plantas.

A temperatura média de agosto ficou em 19.6°. A média histórica deste mês em Londrina, registrada pelo Simepar desde 1997, é de 19°C.

Fonte: Bonde

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE