Norte Pioneiro - Representando a marca Café Ghini, o Grupo 2 Irmãos participou da Expo Café Chile 2024, promovendo a qualidade do café do Norte Pioneiro do Paraná, especialmente produzido por mulheres. O evento, realizado nos dias 13 e 14 de julho, foi uma vitrine para o café brasileiro no mercado internacional.
Figuras importantes como Paulo Roberto, Embaixador do Brasil no Chile, Felipe Neves, representante das Relações Comerciais entre Chile e Brasil, Nira, Embaixadora do Café no Brasil, Thiago Alves, Diretor Comercial, e Jonas Aparecido, produtor do café, estiveram presentes. A Expo Café Chile foi fundamental para estabelecer parcerias, incluindo a colaboração com o Café Ouro do Norte, fortalecendo o compromisso com a inovação e a qualidade na produção de café.
Promoção Internacional para Café Ghini
A participação na Expo Café Chile permitiu ao Grupo 2 Irmãos promover a qualidade superior do Café Ghini. O evento foi crucial para estabelecer parcerias importantes, como a colaboração com o Café Ouro do Norte, reforçando o compromisso com a inovação e qualidade na produção de café.
Thiago Alves, diretor do Grupo 2 Irmãos destacou a participação no evento. "A experiência foi incrível, a gente se conectou com várias pessoas, vendemos tudo que a gente levou. O pessoal amou o café e a gente foi muito bem recebido. O café produzido por mulheres foi um destaque esse ano, se eu não me engano, pelo menos na parte de baixo, lá onde a gente estava, só o nosso que tinha essa origem, mas foi fenomenal, foi muito bom", frisou.
Fortalecer o Turismo e o Café do Paraná
Recentemente Wellington Trautwein Bergamaschi, consultor de novos negócios, destacou a importância da presença do Paraná no mercado chileno. Em reunião com Felipe Neves Caetano Ribeiro, Segundo-secretário do Setor Econômico e de Promoção Comercial (SECOM) e do Setor de Agronegócio da Embaixada do Chile, discutiram a participação dos cafés especiais do Norte Pioneiro do Paraná na Expo Café Chile 2024.
"O convite do Itamaraty para participarmos da Expo Café Chile é um reconhecimento da qualidade e do potencial dos nossos cafés especiais. A participação serviu para mostrar aos chilenos e ao mundo todo o trabalho e dedicação que envolvem a produção dos nossos grãos", afirmou Bergamaschi.
Empoderamento Feminino e Qualidade Reconhecida
Os cafés do Norte Pioneiro do Paraná destacam-se não apenas pela qualidade, mas também pelo empoderamento feminino. As mulheres do bairro Matão, em Tomazina, e do bairro Lavrinha, em Pinhalão, são reconhecidas pela produção de cafés com Indicação Geográfica, conquistando reconhecimento nacional e internacional. Esta certificação assegura a procedência e a qualidade dos cafés produzidos.
Nira Souza, produtora e coordenadora do projeto Mulheres do Café Matão de Tomazina contou como foi a participação na feira. "Foi uma experiência maravilhosa participar da Expo Café Chile. Dois dias de muito aprendizado, muitos contatos trocados, vendemos praticamente todos os cafés. Foi muito importante estar lá representando as mulheres do Café Matão e levando a Indicação Geográfica do Norte Pioneiro. Essa participação foi fundamental para todas nós e para nossa região”.
Para Rafaela Mazzottini, produtora do café Ouro do Norte de Pinhalão a experiência foi excelente. “A recepção lá foi muito calorosa, até parecia que eu estava no Brasil. O pessoal lá da Embaixada nos acolheram muito bem, nos deram dois espaços para estar trabalhando e toda assistência que foi precisa a gente teve. Ter o contato com pessoas de fora para nós foi uma experiência incrível. Eu só tenho a agradecer mesmo pela oportunidade. Com certeza para nós foi um passo à frente e bem grande".
A participação na Expo Café Chile 2024 reafirma o compromisso dos produtores de café do Norte Pioneiro com a excelência e a inovação, destacando a importância do empoderamento feminino na produção de cafés de alta qualidade.