PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Explosão deixa pelo menos 50 morte e 2 mil feridos no Líbano

Publicado em: 04/08/2020

Não há ainda informação sobre a causa do impacto. A explosão aconteceu perto de um terminal na zona portuária e deixou ao menos 2,7 mil feridos de acordo com a contagem oficial.

Uma explosão aconteceu na região portuária de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira (4). Imagens mostram uma grande coluna de fumaça avermelhada sobre a área.

O governo libanês contabiliza ao menos 50 mortos após a explosão. Em entrevista a uma rede de televisão, o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasan, disse que há cerca de 2,7 mil feridos.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse em um pronunciamento que o país enfrenta uma catástrofe e declarou luto oficial de um dia. Ele disse também que o governo irá investigar os responsáveis pelo armazém que funcionava no porto da capital desde 2014.

libanês Jad Halabi  mora a cerca de 1,5 quilômetro de onde houve uma explosão em larga escala nesta terça-feira, 4, em Beirute. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, Jad contou que primeiro achou que era um terremoto, e então ele viu as duas explosões. “Todas as janelas voaram, os vidros quebraram. Eu senti como se fosse exatamente embaixo da minha casa quando aconteceu”. Ele também saiu às ruas para conferir como estava a situação, e relatou que “havia fumaça por todos os lados”. Segundo agências internacionais, o ministro da Saúde do Líbano confirmou pelo menos 50 mortes e 2.750 feridos durante a explosão. Prédios e construções foram afetadas severamente.

A brasileira Viviane Ferreira Guedes de Azevedo, 40, passava quase todos os dias pela zona portuária de Beirute, capital do Líbano, onde uma explosão nesta terça-feira, 4, deixou dezenas de mortos e milhares de feridos. A casa que a carioca divide com o marido, um fotógrafo libanês, e o filho fica a aproximadamente 2 quilômetros do local do acidente. Na hora da explosão, Viviane estava voltando com o filho da aula de natação, em um ginásio a pouco mais de 4 quilômetros da zona de destruição. “Eu estava dentro do carro, e, de repente, sentimos tudo tremer. Fiquei alguns segundos sem conseguir escutar nada por causa da explosão, e, quando olhei para cima, vi a bola de fogo. Dava para ver que era em algum lugar próximo, mas na hora não tinha como saber onde havia acontecido”, afirma Viviane à Jovem Pan, que mora há 5 anos no país árabe. No primeiro momento, ela pensou se tratar de um ataque terrorista. “Eu senti muito medo, pensei que fosse um atentado. Com o tempo que moro aqui, já passei por algumas situações”, afirma.

Fonte: Diversos Sites

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE