PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Estudo mostra que ricos vivem quase 10 anos a mais que os pobres

Publicado em: 16/01/2020

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres.

Metodologia 

A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais de 25.000 adultos com mais de 50 anos em busca de fatores que previssem uma vida saudável sem incapacidades, ou seja, por quanto tempo alguém é capaz de ter uma vida ativa sem necessidade de ajuda (para levantar ou cozinhar, por exemplo). 

Especificamente, um conjunto de dados veio do Reino Unido, com 10.754 participantes, e outro dos EUA, com 14.803 participantes. 

O resultado talvez não seja surpreendente: dinheiro foi o fator número um. A partir dos 50 anos, homens ricos podiam esperar viver mais 31 de forma saudável, e mulheres ricas mais 33, em comparação com 22 a 23 para os homens mais pobres e 24 para as mulheres mais pobres. 

Expectativa de vida 

Estudos anteriores já haviam feito a mesma ligação com a expectativa de vida, ao invés da qualidade de vida.  

Por exemplo, uma pesquisa de 2016 descobriu que os homens mais ricos dos EUA (aquele 1% do topo da cadeia financeira) viviam até 87,3 anos, 15 anos a mais do que os 1% mais pobres do país. As mulheres viviam 10 anos a mais.  

E, no Reino Unido, uma pesquisa de 2018 mostrou que os ricos viviam uma década a mais do que os pobres. 

Vale notar que não houve diferenças significativas entre os dois países em relação às conclusões do novo estudo. 

“As desigualdades na expectativa de vida saudável existem nos dois países e são de magnitude semelhante. Nos dois países, os esforços para reduzir as desigualdades na saúde devem ter como alvo pessoas de grupos socioeconômicos desfavorecidos”, concluíram os autores em seu artigo, publicado na revista científica Journal of Gerontology. [CNN]

Fonte: Hyperciencia

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE