PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

EM PIRAQUARA Após mais de 20 horas de negociação, agente de cadeia é libertado por presos

Publicado em: 05/11/2019

Após mais de 20 horas de tensão e negociação, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) confirmou no começo da tarde desta terça-feira (5 de novembro) que conseguiu a libertação do agente de cadeia, contratado por Processo Seletivo Simplificado (PSS), que havia sido feito refém por três presos na Casa de Custódia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. As negociações ocorreram com o auxílio da Polícia Militar e contaram com a presença de representantes da comissão de Direitos Humanos da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e de um juiz da Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário do Estado.

Tudo começou na tarde de ontem, por volta de 15 horas, quando o agente de cadeia teria sido feito refém ao cumprir um procedimento de rotina em um dos contêineres instalados na Casa de Custódia. As negociações, com apoio do COE, que é a unidade do Bope treinada para atuar em rebeliões, tiveram início ainda na tarde de ontem e foram suspensas já no período da noite, sendo retomadas na manhã de hoje,  por volta das 6 horas.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, não há feridos e tanto o agente como os três presos estão bem. Esses detentos, inclusive, fazem parte de um grupo que no ano passado, em julho, liderou um motim na penitenciária. Eles agora serão encaminhados para a Delegacia de Piraquara, onde serão autuados em flagrante.

A Casa de Custódia de Piraquara tem cerca de 1.600 presos e apenas 25 agentes (entre servidores de carreira e temporários) para trabalhar na custódia e movimentação da massa carcerária.

O Sindarspen denuncia a iminência de um colapso do sistema penitenciário do Paraná por causa da falta de servidores. De acordo com o sindicato, desde 2010, o número de pessoas detidas nos presídios do estado subiu de 14 mil para 22 mil, enquanto o número de agentes caiu. Das 4.131 vagas na carreira de agente penitenciário, atualmente, apenas 3.098 estão ocupadas.

A instituição calcula a necessidade de contratação imediata de 4.300 agentes e de mais 2.100 para trabalharem nas unidades com inauguração previstas pelo governo do estado.

Fonte: Redação Bem Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE