PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

EM OBRAS: 'Curva da Santa' na BR-376 vai contar com área de escape para evitar acidentes

Publicado em: 14/11/2019

As obras de construção da segunda Área de Escape da rodovia BR-376, no km 667,3 da pista sul em Guaratuba-PR, entraram na última etapa no dia 2 de setembro. Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões por parte da concessionária, o novo dispositivo deve contribuir ainda mais para redução de acidentes na descida da Serra do Mar – entre Curitiba-PR e Garuva-SC.

Desde o mês de março, as equipes se concentram nos serviços de construção do muro de contenção e trabalhos de terraplenagem. A partir de agora, iniciam-se os trabalhos de construção das paredes laterais da caixa de escape, implantação do trilho do pórtico rolante e implantação do pavimento com sinalização. Os trabalhos, com cerca de 100 trabalhadores no canteiro de obras, devem ser intensificados neste mês de setembro e devem ser concluídos em outubro.

Esta será a segunda Área de Escape construída pela Arteris Litoral Sul na Serra da BR-376, que se inicia no km 656 e se estende até o km 675, com declive de altitude de 710 metros. O primeiro dispositivo está localizado no km 671 e já evitou 223 acidentes desde sua inauguração em agosto de 2011. Já a nova Área estará localizada no km 667,3, ponto que antecede a série de curvas que incluem a “curva da Santa” – km 668,5.

A nova Área de Escape se localiza ao lado esquerdo da via, com faixa de aproximação de 500 metros para entrada, caixa de cinasita para frenagem dos veículos com 150 metros de extensão, e duas faixas laterais para operação e transbordo. Além disso, o novo dispositivo também contará com um pórtico rolante automatizado – estrutura similar a utilizada para movimentação de containers com objetivo de auxiliar na retirada dos veículos da caixa de escape.

Fonte: Bem Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE