PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

EM ALERTA: Curitiba bate recorde de novos casos de Covid-19 pelo segundo dia seguido

Publicado em: 19/11/2020

Esta quarta-feira (18) foi de movimento intenso nos laboratórios e drive-thrus por Curitiba que atuam realizando o diagnóstico da Covid-19. Refletindo a alta recente no número de casos novos na cidade, a procura por testes teve direito a cenas como uma fila de mais de duas quadras nas proximidades da Santa Casa e uma outra fila com pelo menos 20 veículos no meio da manhã em um drive thru de um laboratório no Batel.

Diretor técnico e especialista em bacteriologia do Laboratório de Análises Clínicas (Lanac), Marcos Kozlowski conta que a procura pelos testes “aumentou bastante” recentemente, ao ponto de o movimento lembrar aquele registrado no período de pico da pandemia, entre os meses de julho e agosto.

Em outubro, quando a crise sanitária deu sinais de arrefecimento, o laboratório realizava de 100 a 120 testes por dia, entre sorológico e RT-PCR. No começo de novembro, a média diária já saltou para 300 testes/dia, sendo que na última semana, entre 11 e 17 de novembro, foram 350 exames por dia. Em um mês, portanto, praticamente triplicou a procura.

No Frischmann Aisengart, houve um movimento parecido. Na primeira semana de novembro, foram feitos 213 testes por dia pelo laboratório, número que saltou para 259 na semana seguinte, entre os dias 8 e 14 de novembro. Desde domingo, contudo, foram 344 exames por dia, com 507 exames feitos apenas na segunda-feira e outros 509 na terça-feira.

“Tudo desencadeou com a questão do feriado [no começo de novembro] e as pessoas também tiveram aquela falsa ideia de que as coisas estavam melhorando, estava mais tranquilo. Basta ver o movimento em restaurantes, shoppings… Todo mundo hoje leva a vida quase normal, ainda vejo muita gente sem máscara na rua, então houve esse descuido”, opina o diretor-técnico do LANAC.

Média móvel mostra recorde de casos e apresenta tendência de alta
A média móvel do Bem Paraná, que mostra a evolução da pandemia do novo coronavírus semana a semana em Curitiba, registrou na última semana, entre os dias 8 e 14 de outubro, o recorde na média diária de novos diagnósticos de Covid-19 na cidade, com 559,43 (crescimento de 53,99 na comparação com a semana anterior).

No pico da pandemia, em julho, o máximo que se chegou a registrar numa semana foi a média de 528,14 casos/dia, na semana 19 (entre os dias 19 e 25 de julho).
Na semana corrente, a tendência ainda é de alta nos casos novos. Entre o domingo e a quarta-feira, por exemplo, foram 825,25 diagnósticos por dia, com direito a recorde no número de casos diários pelo segundo dia consecutivo, com 914 diagnósticos confirmados ontem.

Com relação aos óbitos, na última semana houve uma pequena queda, passando de 5,86 mortes por dia para 5,43 (queda de 7,34%). Na semana atual, contudo, a tendência é de alta, com média de 8,5 óbitos/dia entre o domingo e a quarta-feira. Ainda assim, longe do pico registrado na semana 21 (entre os dias 2 e 8 de agosto), quando a capital paranaense perdeu 18,29 vidas por dia para a pandemia.

Jovens representam maior parte da demanda
Em nota encaminhada ao Bem Paraná, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que desde março, quando a pandemia do novo coronavírus chegou à cidade, foram feitos 361.962 exames de Covid-19 (RT-PCR) solicitados por serviços de saúde, públicos e privados.

No pico da pandemia, em julho, foram feitos 47.829 testes. Na sequência o volume chegou a cair na maioria das faixas etárias, mas voltou a subir a partir de setembro. No mês passado, por exemplo, foram feitos 115.709 exames, 142% mais do que em julho. E o aumento mais expressivo foi registrado entre as pessoas com até 29 anos de idade: 236%.

Covid-19

Abramed registra aumento de 25% nos resultados positivos nos últimos 15 dias
Dados levantados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) junto à suas associadas apontam aumento de 30% no número de exames para detecção da Covid-19 nos últimos 15 dias. Também há aumento de 25% na quantidade de resultados positivos. Somente entre março e outubro de 2020, associadas à Abramed – que representam cerca de 60% de todos os exames realizados na saúde suplementar do Brasil – fizeram mais de 6 milhões de testes para Covid-19. Possibilidade de um novo afastamento dos pacientes das unidades de saúde, prejudicando ainda mais a prevenção, o diagnóstico precoce de outras doenças alheias ao novo coronavírus e o tratamento de condições crônicas, preocupa a entidade, que já projeta drástica queda no número de exames gerais em 2020 no país.

O receio das pessoas em buscar assistência à saúde durante a pandemia está explícito na projeção da Associação, que estima redução de 165 milhões de exames em 2020. “Com o aumento no número de casos de Covid-19, tememos que a população – principalmente doentes crônicos e idosos – deixe de realizar suas consultas e seus exames. Temos hoje, no Brasil, pouco mais de 30 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Dessa população, 79% têm ao menos uma doença crônica e 52% têm mais de uma. É indispensável que todos entendam que é preciso manter os cuidados com a saúde e que as instituições estão preparadas para recebê-los com segurança”, comenta Priscilla Franklim Martins, diretora-executiva da Abramed.

 

 
 

Fonte: Bem Paraná - Redação

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE