PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Eleições de 2020 já movimentam a região

Publicado em: 07/12/2019

Fim das coligações para vereador pode ampliar número de candidatos a prefeito em várias cidades

As eleições municipais de 4 de outubro de 2020, apesar do tempo para definição das candidaturas, já mobilizam os grupos políticos do Norte Pioneiro e existe a previsão de crescimento do número de candidaturas majoritárias em várias cidades da região. Segundo especialistas no assunto, o fim das coligações para as câmaras municipais seria o causador do fenômeno.

Em Jacarezinho, por exemplo, que teve seis candidatos a prefeito na eleição de 2016, deve repetir o número de pretendentes. O grupo do prefeito atual, Sérgio Faria (DEM), ensaia a candidatura do atual secretário de obras, José Antônio Costa, mas o próprio Dr. Sérgio, como é mais conhecido, confidenciou recentemente que não descarta uma terceira via, com outro nome que, até o momento, estaria de fora.

Ele chegou a citar o empresário José Carlos Molini, dono da Rede Molinis de Supermercados, mas este foi taxativo em descartar esta hipótese em razão dos vários projetos empresariais que desenvolve no momento.

Outro líder que desponta no cenário político é o também empresário Marcelo Palhares (PSD), muito próximo ao governador Ratinho Junior e tido como seu representante na região. O sonho de Palhares é reunir as mais expressivas lideranças, formando um bloco que tenha como foco o desenvolvimento de Jacarezinho, que na sua avaliação deve ser o condutor do processo regional de desenvolvimento.

Fala-se no retorno da ex-prefeita Tina Toneti (PT) ao cenário político, mas ela enfrenta algumas dificuldades dentro de seu próprio partido, já que o vereador Nilton Stein pleiteia o posto de candidato e, também, por uma condenação do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), que inviabilizaria a pretensão de Toneti por estar inclusa na lista dos inelegíveis.

Aparecem ainda nomes como o do advogado Celso Rossi, que está numa disputa interna no PSL com os vereadores Chiquinho Mecânico e Pastor André, além de outros postulantes menos conhecidos.

Santo Antônio da Platina

O cenário em Santo Antônio da Platina não é muito diferente de Jacarezinho. Nesta cidade também deve se repetir o excesso de candidatos. O ex-prefeito Pedro Claro de Oliveira (PSD) é quem aparece com maior força por conta de sua administração classificada como eficiente. A mostra de seu prestígio é a guerra para ocupar a vice numa eventual chapa. O ex-vereador Claudio Domingues, o Cação (MDB), segundo colocado na última eleição para a prefeitura, admite lançar candidatura própria. O ex-prefeito Celso Schmidt (PSD), não esconde seu desejo de disputar novamente, enquanto que outros nomes como menos relevantes anunciam que vão para a disputa.

O PT deve voltar ao cenário político, lançando o assessor parlamentar Valter Ferreira, o Valter do PT, com o é mais conhecido. Ele vem mantendo a unidade do partido no município e promete uma campanha de propostas, debatendo com a comunidade seus problemas e a elaboração de um plano que atenda o que a população indicar como prioridade.

O atual prefeito José da Silva Coelho Neto, o Professor Zezão (PSH) tem se comportado como candidato à reeleição, mas o desastre de sua gestão gera resistência até mesmo em sua principal base, a Igreja Católica. Fontes ligadas a movimentos católicos não escondem a decepção pelo desempenho de Zezão, principalmente por sua pouca expressão como liderança.

Carlópolis

Carlópolis promete repetir o embate entre o atual prefeito, Hiroshi Kubo (PSDB) e seu antecessor Marcos Antônio David, o Pezão (Pros), que tem o apoio declarado do governador Ratinho Junior. Hiroshi sofreu uma debandada de suas lideranças e esteve afastado de um de seus principais aliados, o ex-prefeito e médico Isaac Tavares da Silva, cuja esposa, também médica, Dra. Anna Tavares, é a atual vice.          

Esta semana o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve em Carlópolis, assinalando que nas eleições de 2020, Pezão será o candidato a prefeito do grupo. “Estivemos no município para uma conversa sobre política e as eleições do ano que vem. Ele já administrou o município, conhece bem sua realidade e tem o nosso apoio para voltar para a prefeitura”, afirmou Cobra Repórter.

Fonte: Tribuna do Vale

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE