PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

ELEIÇÕES 2022: Você se lembra em quem votou em 2018?

Publicado em: 17/06/2022

Um em cada sete eleitores não se lembra em quem votou para presidente em 2018

Já em relação a deputado e senador, mais de 50% não consegue dizer quem escolheu

Este ano teremos novamente eleições para, Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual e nunca foi tão importante escolher com sabedoria e consciência e nunca vender seu voto

No Brasil, o voto é obrigatório para todos os cidadãos com mais de 18 e menos de 70 anos e, mais uma vez, os milhões de brasileiros que são aptos a votar vão às urnas este ano para escolher candidatos que vão representar a população nos próximos anos.

As eleições 2022 já têm calendário para acontecer: as datas do pleito serão em outubro.

Um em cada sete eleitores não se lembra em quem votou para presidente em 2018

Veja quais cargos serão votados nas eleições de 2022 e entenda qual a responsabilidade de cada político eleito.

  1. Presidente da República – A Presidência é o cargo máximo do país. O eleito para a vaga é o maior representante do Executivo e, por isso, ele tem a missão de conduzir a política e a economia do país. Para isso, entre outras atribuições, o presidente nomeia ministros e comandantes das Forças Armadas, se relaciona com outros presidentes, aprova ou veta projetos de lei, pensa e executa políticas públicas, define políticas de defesa e segurança e propõe o orçamento. Para se candidatar, é necessário ter pelo menos 35 anos de idade, ser brasileiro e morar no Brasil, ser filiado a algum partido político e não ser privado de exercer seus direitos políticos.
  2. Governador – Já o governador tem a função de representar o estado para o qual foi eleito. No âmbito estadual, portanto, ele exerce praticamente as mesmas atribuições do presidente da República, já que é o representante máximo da unidade da federação. O cargo é ocupado por quatro anos e o governador pode tentar a reeleição uma vez. Entre outras coisas, o governador defende os interesses estaduais junto ao Governo Federal, comanda as polícias Civil e Militar, define o orçamento e administra os sistemas educacionais, prisionais e de saúde do estado.
  3. Senador – Já os senadores são, junto com os deputados federais, os representantes do poder Legislativo do país. Ao todo, são 81 senadores (3 por estado) e cada um exerce o mandato por oito anos. O senador tem funções legislativas, fiscalizadoras, julgadoras, aprovadoras e autorizativas. É ele, por exemplo, que fiscaliza as ações do governo, aprova ou rejeita propostas de lei que vêm da Câmara dos Deputados, propõe leis, emendas e alterações na Constituição Federal, julga crimes de responsabilidade, discute projetos e propôs soluções.
  4. Deputado federal – Os 513 integrantes da Câmara dos Deputados têm como função fiscalizar e legislar. As vagas são definidas de acordo com o tamanho da população de cada estado, já que o deputado federal é o representante da unidade da federação junto ao Governo Federal. É ele que propõe, sugere alteração ou revogação de leis e qualquer projeto passa primeiro pela Câmara, depois vai para o Senado. Na casa, as propostas são votadas em Plenário ou nas comissões. Os deputados federais também fiscalizam e controlam as ações do Executivo. O deputado pode ser eleito várias vezes.
  5. Deputado estadual ou distrital – Também pode exercer o cargo várias vezes, sem limite de números de reeleição. O deputado estadual (ou distrital no DF) é quem representa a população no âmbito estadual e, portanto, tem a competência de propor, aprovar, rejeitar ou alterar leis regionais, julgar o orçamento proposto pelo governador do estado e fiscalizar as ações do governo estadual, entre outras coisas. O número de deputados estaduais varia conforme o tamanho da população e o mandato é de quatro anos.

Fonte: A Voz de Ibaiti e Região

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE