PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

ECONOMIA: Cinco dicas para fazer os pneus durarem mais tempo

Publicado em: 04/01/2022

Muito mais do que um pedaço de borracha ao redor das rodas, os pneus são essenciais para uma condução segura do automóvel. O que pouca gente sabe é que algumas ações podem fazer com que esse componente tenha uma vida útil mais longa.

Cada vez mais caros, os pneus representam um valor significativo na manutenção do carro, levando em consideração que o carro precisa de pelo menos quatro para rodar. Ou seja, cuidar bem deles ajuda até principalmente o bolso.

O engenheiro mecânico especializado em automóveis Felipe Bonfim listou cinco dicas para fazer com que os pneus durem por mais tempo e evitem prejuízos precoces.

Confira!

  1. Arrancadas e frenagens bruscas - Sabe aquele hábito - bastante errado - de cantar pneu ao arrancar com o carro? Esqueça isso. Além de proibido por lei, o desgaste nos pneus que ‘cantam’ é enorme. Portanto, ao sair do sinal, tente manter uma aceleração progressiva e constante. Evite também frenagens bruscas. Quanto maior o atrito do pneu com o asfalto, maior o desgaste.
  2. Calibragem - De suma importância para a segurança na condução, a calibragem dos pneus também deve ser a ideal para fazê-los durar mais. Procure calibrar os pneus a cada 15 dias, sempre de acordo com o indicado pela fabricante no manual do carro.
  3. Alinhamento e balanceamento - Essenciais para uma boa conservação dos pneus, alinhamento e balanceamento devem estar sempre em dia. Com eles, garante-se que o carro está andando na geometria ideal e que não há nenhum desgaste excessivo nos pneus.
  4. Rodízio - Sim, o rodízio é importantíssimo para uma boa durabilidade dos pneus. Trocar a posição dos pneus periodicamente diminui o desgaste deles, o que por sua vez ajuda a alongar a vida útil. Consulte sempre o manual do veículo para realizar o procedimento de acordo com o recomendado pela fabricante.
  5. Direção defensiva - A forma como você dirige influencia diretamente na forma como os pneus se desgastam, sabia? Com isso, procure sempre manter um estilo de direção mais defensivo. Além das acelerações e frenagens progressivas citadas anteriormente, reduza a velocidade para fazer curvas. Sem esforçar tanto o pneu, o desgaste é menor e sua vida útil é prolongada.

Informações Auto Esporte

Fonte: Da Redação

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE