PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

ECONOMIA: “Caminhoneiros podem parar o Brasil”, diz Bolsonaro

Publicado em: 11/11/2021

Durante entrevista à Rádio Jovem Pan Curitiba, o presidente Jair Bolsonaro disse que está crescendo a possibilidade de os caminhoneiros pararem o Brasil. O motivo seria a constante alta no preço dos combustíveis.

Antes de tudo, durante a entrevista desta segunda-feira (8), Bolsonaro falou da possibilidade de novos bloqueios nas estradas do país. De acordo com o presidente, é preciso cobrar da Petrobras os constantes aumentos. “Vamos reclamar de quem é realmente responsável por isso”, disse.

O presidente também comentou sobre como as paralisações dos caminhoneiros afetam todo o país. De acordo com Bolsonaro, “a melhor coisa que pode fazer para o social é baratear os combustíveis”, disse.

Além disso, na tentativa de reduzir as críticas ao governo, Bolsonaro voltou a criticar a Petrobras. “Os dividendos são, no meu entender, absurdos”, disse. Se referindo ao valor de R$ 31 bilhões em três meses de lucros da Petrobras.

Bolsonaro também criticou a política de preços da Petrobras, ao dizer que o Brasil é autossuficiente em petróleo, o que não justificaria a política de preços com alinhamento. “Não podemos ficar escravizados ao preço lá de fora”, afirmou.

Paralisação dos caminhoneiros

Vale lembrar que os caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos encerraram nesta segunda-feira (8) uma greve que durou uma semana. A paralisação afetou bastante a logística, por exemplo, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

De acordo com a Anfavea, a paralisação trouxe prejuízos na retirada de peças no porto. Ou seja, isso pode afetar as linhas de montagem das fábricas.

Dessa forma, Jair Bolsonaro acredita que se a Petrobras ajustar mais uma vez o preço do diesel, mais caminhoneiros devem aderir à greve, o que pode causar um grande impacto em todo o país.
Segundo Bolsonaro, o aumento pode chegar ainda nos próximos 29 dias. Apesar disso, a Petrobrás diz não ter feito nenhum anúncio de mais reajuste nesse período.

 

 

 

 

Fonte: Super Interessante

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE