PÁGINA INICIAL
TODAS AS NOTÍCIAS
GERAL
SOBRE NÓS
ANUNCIE CONOSCO
 

DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM: A força silenciosa que cura e cuida dos enfermos em nossa região

Publicado em: 12/05/2026

Dia Internacional da Enfermagem em 12 de maio. Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem em 20 de maio - Foto Universidade Tuiuti PR
 
Neste dia 12 de maio, o mundo faz uma pausa para aplaudir os profissionais que são a espinha dorsal de qualquer hospital ou unidade de saúde: os Enfermeiros.
 
Em Ibaiti e região, esses heróis de branco enfrentam frio, cansaço e desafios diários para garantir que o paciente receba não apenas o remédio, mas o cuidado humano.
 
Os Heróis de Máscara: O Legado da Pandemia
Não podemos falar de enfermagem sem relembrar o período mais sombrio da nossa história recente. Durante a pandemia, enquanto o mundo se isolava por medo, os nossos enfermeiros foram os primeiros a dar um passo à frente. Eles colocaram a própria vida em risco, enfrentaram plantões exaustivos longe de suas famílias e foram, por muitas vezes, o único contato humano e a última voz de conforto para aqueles que lutavam contra o vírus. Ali, ficou provado que a enfermagem não é apenas uma profissão, é um ato de bravura sem limites, ao qual declaramos, hoje, nosso maior respeito.
 
Você sabia? A diferença entre enfermeiro padrão e técnico de enfermagem?
Muitas pessoas confundem as funções, mas na saúde cada peça é fundamental e possui uma formação específica:
  • Enfermeiro (Antigo "Padrão"): É o profissional com formação de nível superior (graduação). Ele é o gestor da equipe, responsável por planejar o cuidado, realizar procedimentos de maior complexidade e tomar decisões estratégicas no atendimento. É quem coordena todo o setor.
  • Técnico de Enfermagem: Possui formação de nível médio técnico. É o braço direito no cuidado direto ao paciente, responsável por administrar medicações, realizar curativos e monitorar sinais vitais. É a presença constante ao lado do leito.
Calendário de Homenagens
Embora hoje seja o dia do Enfermeiro (em homenagem a Florence Nightingale), a semana da enfermagem continua!
  • Atenção: Já deixamos aqui o nosso compromisso: no dia 20 de maio, voltaremos com uma homenagem especial dedicada exclusivamente aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, no dia nacional desses profissionais.
NOTA DO EDITOR
"O médico muitas vezes salva a vida, mas é a enfermagem que ensina a viver o pós-operatório. Pense nisso: o enfermeiro é o primeiro a chegar e o último a sair. Eles são os olhos do médico e o coração do paciente.
Neste dia 12 de maio, o Informativo A Voz de Ibaiti parabeniza todos os enfermeiros da nossa cidade, estado e país. Vocês são o padrão de excelência que mantém nossa saúde de pé. E aos nossos técnicos, aguardem: o dia 20 de maio será de vocês!"
 

Fonte:

A Voz de Ibaiti e Região - Cons. Federal de Enfermagem (COFEN) / Calendário Nacional de Saúde - Foto Universidade Tuiuti PR

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE