PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Depois da boneca MOMO, surge agora o HOMEM PATETA E denúncias chegam às autoridades no Brasil

Publicado em: 26/06/2020

Perfis na internet induzem crianças a participar de desafios mortais. Usando adereços de personagem da Disney, homens atraem atenção dos menores

Depois da divulgação de que o novo desafio às crianças, feito por um homem vestido como o personagem Pateta, é real, as autoridades no Brasil começaram a receber denúncias. De acordo com a desembargadora de Santa Catarina, Rosane Portella Wolff, há uma dificuldade na identificação dos responsáveis: "É algo que desaparece em determinados momentos, se criam outros perfis e assim sucessivamente." 

O homem identificado como Jonathan Galindo aparece maquiado como o personagem infantil da Disney, atrai a atenção dos pequenos e, por meio das redes sociais, entra em contato com eles e faz ameaças. As crianças caem nessas armadilhas virtuais e são induzidas a participar de desafios com o objetivo de machucá-las.

Em uma das postagens, o homem pede que as crianças coloquem sabão em pó nos olhos para que eles fiquem azuis. Em outra, incentiva o vício em cigarros. 

Nas redes sociais, mães postaram mensagens que os filhos viram o vídeo do homem-pateta. Uma delas escreveu que foi surpreendida pela pergunta do filho de 7 anos sobre o que era suicídio, outra afirmou que a criança viu e acordou de madrugada com medo.

Os suspeitos entram em contato com as crianças pela internet. Segundo a polícia, os perfis têm poucas postagens porque, após ganhar a confiança dos pequenos, enviam mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações às vítimas. Há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio.

A delegada de Goiás, Fernanda Lima, ressalta que as denúncias são reais: "Não se trata de fake news. Existem sim perfis mal intencionados que assustam as crianças". 

De acordo com a desembargadora, os pais devem acompanhar o uso da internet pelos filhos. "Deixar a criança navegando sozinha, sem controle parental, é como deixar o filho de 6, 7 anos andando sozinho na rua de madrugada", enfatizou.

Fonte: R7

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE