PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Curitiba vai orientar reabertura do comércio de rua e reforçar uso de máscaras

Publicado em: 15/04/2020

A Prefeitura de Curitiba vai orientar o comércio de rua sobre a forma correta de proceder a reabertura das portas em tempos de pandemia do coronavírus. As normas valerão a partir de sexta-feira (17).

A administração municipal também adiantou que irá reforçar o apelo para que a população adote o uso de máscaras em todos os espaços públicos ou compartilhados.
 
Nesta quinta-feira (16), deve ser publicado no Diário Oficial do Município uma norma técnica do Comitê de Técnica e Ética Médica que deverá ser seguida pelos comerciantes.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca (DEM), que participou do pronunciamento diário realizado pela Secretaria Municipal da Saúde. Curitiba tem 8 mortes causadas pelo coronavírus.

REABERTURA DO COMÉRCIO TERÁ REGRAS ESPECÍFICAS

Greca atende parcialmente a um pedido da ACP (Associação Comercial do Paraná). Nesta terça-feira (14), a entidade divulgou uma carta aberta pedido o apoio do prefeito à reabertura do comércio de rua.

O MPPR (Ministério Público do Paraná) foi contrário à primeira investida dos comerciantes. A promotoria vê a reabertura do comércio de rua como um potencial risco à saúde pública e à disseminação descontrolada do coronavírus.

“É preciso que o comerciante entenda que acima do lucro existe um bem maior, que é a saúde. Caixão não tem gaveta”, ponderou Rafael Greca, ao anunciar que as orientações seriam oficializadas amanhã (16).

O prefeito Rafael Greca também esclareceu que a prefeitura não determinou em nenhum momento o fechamento compulsório do comércio, a não ser shoppings e galerias.

“Com inteligência, responsabilidade e distanciamento social é possível manter as atividades”, explicou Greca. Conforme o prefeito, as normas a serem seguidas pelo comércio de rua serão semelhantes àquelas adotadas pelos mercados municipais.

MÁSCARAS SERÃO RECOMENDADAS

Ainda de acordo com o prefeito Rafael Greca, a cidade de Curitiba vai reforçar a orientação para que a população use máscaras em todos os ambientes públicos, incluindo o comércio de rua.

“Queremos que todos usem máscaras. Nas ruas, no transporte público e em todos os espaços públicos”, reforçou o prefeito.

CORONAVÍRUS EM CURITIBA

  • 8 mortes
  • 358 casos confirmados
  • 109 em investigação
  • 120 recuperados
  • 924 descartados

Fonte: ParanáPortal

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE