PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Curitiba elege primeira vereadora negra da história da cidade

Publicado em: 17/11/2020

Curitiba elegeu a primeira vereadora negra da história da cidade neste domingo (15). Com 95,12% dos votos apurados, a professora, historiadora e ativista feminista e do movimento negro, Ana Carolina Dartora (PT), já somou 8.407 votos. Ela não só conquistou uma das vagas da Câmara Municipal de Curitiba, como foi a terceira mais votada entre todos os candidatos.  “Elegemos a primeira vereadora negra em Curitiba, uma cidade que rejeita sua negritude e que agora irá escurecer sua Câmara!”, celebrou a vereadora eleita em seu perfil pessoal no Twitter.

Carol Dartora nasceu em Curitiba, tem 37 anos, é professora de escola pública, historiadora, especialista em Ensino de Filosofia, doutoranda em Educação. É feminista negra, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro, assumiu em 2019 a Secretaria da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP-Sindicato.

Durante a cobertura especial da Câmara Municipal de Curitiba sobre as eleições 2020, ela conversou com os jornalistas e prometeu “um mandato popular e coletivo”. Ela atribuiu seu resultado nas urnas, que a tornaram a terceira mais votada da cidade, ao crescimento do debate antirracista. “Curitiba é uma das cidades mais desiguais do Brasil e não dá para falar de democracia desse jeito”, afirmou.

Perguntada sobre como foi a campanha, Carol Dartora disse que trouxe o tempo todo a questão da invisibilidade da população negra. “Quero trazer [para a CMC] aqueles debates que não têm a amplitude necessária, que são o transporte público e o acesso das pessoas à cidade”, adiantou. Na atual legislatura, os vereadores negros Herivelto Oliveira (Cidadania) e Mestre Pop (PSD) defenderam pautas antirracistas no Legislativo. Apenas o primeiro se reelegeu.

Resultado para prefeito

Com 95,12% das urnas apuradas, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) foi reeleito, no primeiro turno, com 475.889 votos, ou 59,77% dos votos válidos. Em segundo, aparece o candidato do PDT, deputado estadual Goura, com 105.545 votos, ou 13,26%% dos votos válidos, seguido do candidato do PSL, deputado estadual Fernando Francischini, com 49.857 votos, ou 6,26% dos votos válidos.

Fonte: Bem Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE