PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

CREA-PR tem novos Conselheiros e Inspetores no Norte do Paraná

Publicado em: 08/02/2021

Profissionais do Norte do Paraná tomam posse em funções de liderança estadual e regional nas Engenharias, Agronomia e Geociências
Neste mês, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) passou a contar com a participação de novos conselheiros e inspetores no Norte do estado. Além dos 17 conselheiros com mandato em andamento, a região tem oito novos eleitos para o período de três anos (janeiro de 2021 a dezembro de 2023). São representantes de Entidades de Classe que têm a atribuição de acompanhar assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, objetivando a defesa da sociedade.
Nesta nova gestão, quatro conselheiros do Norte assumem mandato pela primeira vez: Rafael Coelho Ciciliato, Engenheiro Ambiental, representando a Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA) – suplente: Charles dos Santos, Engenheiro Ambiental; Wagner Fontes Godoy, Engenheiro Eletricista, indicado pela Associação Profissional dos Engenheiros da Região de Cornélio Procópio – suplente: Engenheiro Eletricista Jancer Frank Zanini Destro; Engenheiro Agrônomo Márcio Henrique de Oliveira Carvalho – suplente: José Romualdo da Silva Mendes, Engenheiro Agrônomo, ambos indicados pela Associação Regional de Engenharia e Arquitetura de Ibaiti e Engenheiro Mecânico Stefano Shigueru Mitamura, do Clube de Arquitetura e Engenharia de Londrina (CEAL) com seu suplente, Henrique Alves Pereira Neto, que também é engenheiro mecânico.

A região tem, ainda, três conselheiros iniciando mandato após reeleição: Olavo Roberto de Arruda Campos também Engenheiro Civil e José Roberto Hoffmann, Engenheiro Civil, ambos reeleitos representando o CEAL. A Engenheira da Computação e de Segurança do Trabalho Elizandra Gonçalves Taques Sartori fecha a lista, representando o Sindicato do Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR).

“Eu recebo esse novo cargo com muito entusiasmo e alegria, pois no exercício dele vou contribuir com a fiscalização e aprimoramento do exercício profissional dos engenheiros. Um dos meus planos é a participação na CEAP, que é a Comissão de Educação e Atribuição Profissional. Meu objetivo é ajudar as instituições de ensino a contribuir as grades curriculares dos cursos das áreas de Engenharia Civil e Ambiental mais focadas nas atribuições e desempenho real das funções. Isso porque muitas vezes o profissional sai para o mercado e vê que não tem atribuições perante ao Crea-PR para desempenhar funções”, explica o conselheiro do Crea-PR e Engenheiro Ambiental Rafael Ciciliato.
O conselheiro é a principal figura no plenário do Crea-PR. O plenário é a instância máxima do Conselho. Todas as questões que são decididas nas Câmaras Especializadas do Crea-PR, ligadas a atividades e exercício profissional, são julgadas e deliberadas no plenário. Neste vídeo no Youtube, é possível entender de forma bem didática como funciona a sessão plenária: https://www.youtube.com/watch?v=49pPATA0Cbc
Já na diretoria assumem cargos de 2º diretor administrativo e 2º diretor-financeiro, respectivamente: Engenheiro Eletricista Brazil Alvim Versoza, presidente do CEAL, e Engenheiro Eletricista Marco Antônio Ferreira Finocchio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus de Cornélio Procópio.
Novos inspetores
A Regional Londrina contará com 31 inspetores no total, sendo 16 novos com mandato até dezembro de 2023. Os estreantes são Engenheiro de Minas Anderson Luis Weis; Engenheiro Civil Antonio Vincenzi; Engenheiro Eletricista Dirceu Silveira Bueno Junior e Engenheiro Agrônomo Jean Pierre Correia Costa, todos pela inspetoria de Ibaiti. Completa a lista da região o Engenheiro Civil Jocemar Teixeira Souza, que foi reeleito.
Já pela inspetoria de Bandeirantes, temos três inspetores, todos reeleitos: Engenheiro Civil Jonas Rodrigo Tavares De Avilla; Engenheiro Eletricista Marcio Massashiko Hasegawa e Engenheiro Civil Wagner Toma.
Na região de Cornélio Procópio, seis profissionais assumem os cargos, sendo metade deles para o segundo mandato consecutivo: Engenheiro Agrônomo José Mariano De Macedo, Engenheiro Civil Ricardo Di Tommaso Bastos e Engenheiro Industrial e Mecânico Theodore Alexander De Campos Stihaienco. O Engenheiro Eletricista Jeferson Goncalves Ferreira, Engenheiro Químico João Teodoro Da Silva Filho e Engenheiro Ambiental Renato Augusto Pereira Lima assumem as funções pela primeira vez.
Na inspetoria de Jacarezinho, temos três reeleitos: Engenheiro De Segurança do Trabalho João Francisco Santos Da Rocha Loures Filho, Engenheira de Alimentos Livia Regina Foggiato Alvim e Tecnólogo Em Mecatrônica Industrial Marcus Vinicius Pena Da Silva. Os estreantes no cargo são: Engenheiro Civil Henrique Franciz Ximenes De Andrade Bilbao, Engenheiro Eletricista Marcio Mendonça e Engenheiro Eletricista Pedro Henrique Garcia.
Por fim, fechando a região do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, os novatos são: Engenheiro Agrônomo Amarildo Theodoro de Souza, Engenheiro Eletricista Anderson Lomba de Oliveira e Engenheira de Alimentos Bruna Merigio Alcantara. Os reeleitos foram: Engenheiro Civil Giovanne Dos Santos Leite e o Engenheiro Mecânico Samoel Luiz Nicolelli.
Na região de Londrina, ficarão responsáveis pela inspetoria os seguintes profissionais: Engenheiro Eletricista Gilberto Dias De Melo, Engenheira Agrônoma Lorian Voigt Gair e Engenheiro Mecânico Valdemir Antunes. Os três foram reeleitos. Valdemir Antunes foi o inspetor mais votado do Paraná. “Para mim é uma satisfação muito grande ter essa votação expressiva. O inspetor é um profissional designado pela Crea-PR para atuar com o objetivo de melhorar a ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade”, comenta o Engenheiro Mecânico.
Em Londrina, os novos inspetores eleitos são: Engenheiro de Segurança do Trabalho Édipo Henrique Da Silva, Geólogo Edison Archela e Engenheira Civil Maria Clarice De Oliveira Rabelo.

ENTENDA O CREA:

https://www.youtube.com/watch?v=49pPATA0Cbc

Fonte: CREA-PR

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE