PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

COVID 19: Tudo pronto para vacinação no Paraná a partir de quarta

Publicado em: 18/01/2021

Está tudo pronto para a vacinação contra Covid-19 no Paraná. Com a aprovação das vacinas CoronaVac e Astrazeneca pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (17), o Ministério da Saúde pretende enviar as doses para os Estados já nesta segunda (18) para que sejam aplicadas na quarta (20). A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada, com prioridade para  Segundo o plano estadual, 21 "categorias" receberão a vacina anticovid-19 ainda neste ano (veja quadro abaixo). Os insumos, como serigas, foram encaminhados para as regionais no fim semana. Nesta primeira leva de vacinas, segundo fontes do Ministério da Saúde, o Paraná deve receber cerca de 280 mil doses de vacinas, o que corresponde a cerca de 2,5% da população. Até o fechamento desta reportagem, no entanto, o número oficial de doses para cada estado não tinha sido confirmado ainda. 

Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115  pessoas no ano de 2021, ou seja 46,06% da população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada, que soma um total de 8.736.014 pessoas. A expectativa do Governo do Paraná é expandir a longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada totalizando 8.736.014 pessoas, de acordo com projeções do IBGE 2020 no Paraná, que estima um total de 11.516.840 pessoas residentes no estado.

Após o recebimento dos lotes das vacinas no Aeroporto Afonso Pena, será realizada a conferência e organização para o envio no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). As caixas com o imunizante seguirão via terrestre acondicionadas em caminhões baús refrigerados (com sistema de rastreamento via satélite), até as 22 Regionais de Saúde onde serão guardadas em câmaras frias. Em locais mais afastados as caixas serão transportadas por aviões. Cada município é responsável por retirar as caixas com as quantidades de doses para aplicação na sua população. De acordo com o governador, o Paraná está preparado para iniciar a vacinação a qualquer momento. “Nosso estado tem uma estrutura de logística excelente, que funciona muito bem. Além disso colocamos toda a nossa frota aérea à disposiçao, com aviões e helicópteros, para a entrega das vacinas nos locais mais distantes. Queremos que todos os 399 municípios iniciem a vacinação juntos.”

Vinte das 22 regionais de saúde do Paraná já receberam os insumos que serão utilizados na vacinação contra a Covid-19. Os quatro caminhões carregados com 2,2 milhões de insumos saíram de Curitiba no sábado (16) e já finalizaram as entregas, que abastecerão as 1.850 salas de vacinas do Paraná. Apenas as Regionais Metropolitana/Curitiba e de Paranaguá receberão os insumos na segunda-feira (18). “Realizamos com sucesso esta operação que abrange o Estado de ponta a ponta; confirmando assim que estamos preparados para, logo mais, enviarmos ainda mais insumos e as tão esperadas doses da vacina”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Fonte: AEN

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE