PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

COVID-19: Número de casos e mortes caíram mais de 80% no Paraná desde o último pico da pandemia

Publicado em: 20/12/2021

Desde que a última onda da pandemia do novo coronavírus atingiu o Paraná, no final do primeiro semestre, o estado registrou uma melhora gradativa e expressiva no quadro sanitário, à medida que o programa de vacinação contra a Covid-19 foi avançando. Uma prova disso é que nos últimos cinco meses, comparando os dados de junho deste ano com os de novembro, houve uma redução superior a 80% tanto no número de casos novos como no de óbitos divulgados pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR).
Ao longo do sexto mês de 2021, os boletins epidemiológicos divulgados pela Sesa-PR apontaram para 190.455 novas infecções causadas pelo coronavírus, com o registro de 4.267 mortes causadas pela doença pandêmica entre os paranaenses. Embora no mês seguinte o número de óbitos ainda fosse subir (4.505, num reflexo das contaminações ocorridas ao longo do mês anterior, em grande medida), a partir dali o quadro sanitário melhoraria gradativamente no estado: entre julho e novembro o número de casos novos caiu consecutivamente, enquanto o quantitativo de óbitos apresenta o mesmo comportamento desde agosto.
No último mês, por exemplo, foram divulgados 23.625 novos casos de Covid-19 no Paraná, com 285 mortes. Na comparação com junho, há uma redução de 87,6% no quantitativo de diagnósticos e de 93,3% no de falecimentos ao longo de cada mês. Já em dezembro, foram anunciadas 13.757 novas infecções e 56 óbitos até ontem, o que aponta para tendência de novas quedas nos registros.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, no ano passado, 1.586.473 casos de Covid-19 foram diagnosticados no estado. Um total de 40.632 pessoas perderam suas vidas, mas o boletim de ontem trouxe um alento: não houve o registro de mortes em decorrência da doença.
Há ainda 71 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 que estão internados em leitos SUS (41 em UTI e 30 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos). Outros 362 pacientes internados na rede pública e particular (171 em UTI e 191 em enfermaria) aguardam resultados de exame e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

 

 

Fonte: SESA - Secretaria Estadual de Saúde

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE