PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

COVID 19: A Anvisa liberou com ressalvas Oxford/AstraZeneca e recomenda aprovação do uso emergencial da CoronaVac

Publicado em: 17/01/2021

A Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou, com ressalvas, neste domingo (17), o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac. Com a decisão, as vacinas poderão ser aplicadas na população brasileira.

Para a liberação do uso emergencial dos imunizantes eram necessários três votos dos cinco possíveis na diretoria da Anvisa. Antônio Barra Torres, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Alex Machado Campos, Romison Rodrigues Mota e Meiruze Freitas, relatora da solicitação, deram parecer favorável.

Em suas recomendações, as áreas técnicas afirmam que aprovaram o uso, mas que será preciso acompanhar a evolução das duas vacinas.

Anvisa recomenda aprovação do uso emergencial da CoronaVac

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou que a CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac – teve o dado de imunogenicidade considerado não adequado, mas, tendo em vista a necessidade brasileira, recomendou a aprovação do imunizante.

A liberação, porém, deve ser condicionada ao acompanhamento e monitoramento dos estudos do Instituto Butantan para que algumas dúvidas sejam esclarecidas, como a real eficácia da vacina em relação aos idosos.

Combate à Covid-19

Durante a reunião, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse que é preciso mudar o comportamento social em razão da pandemia do novo coronavírus. “O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nesta guerra passa, obrigatoriamente, por uma mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada”, declarou. 

Fonte: Agencia Brasil

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE