PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Corre nas redes sociais explicação para a "não" militarização das escolas estaduais, dirigidas aos pais de alunos

Publicado em: 28/10/2020

Devido a grande polêmica criada em torno da militarização das escolas estaduais, em relação ao projeto do Governo do Estado, alguns educadores disseram que:

É um projeto implantado e decidido abruptamente, sem consulta prévia aos profissionais da educação local e população. Projeto enfiado goela abaixo a toque de caixa, é imposição!

É inadmissível interferir em escolas cujas estruturas funcionam regularmente há décadas e com razoáveis pontuações do Ideb.

No tocante a isso, vamos publicar a mensagem que foi divulgada nas redes sociais., depois que diversos pais de alunos entraram em contato com a redação do jornal enviando a mensagem que receberam, todavia não divulgaremos o nome da instituição que as enviou, daremos a ela a oportunidade que entre em contato com a redação a fim de que possam explicar e defender suas idéias e objetivos. Entendemos que tenham seus motivos para ser contra o projeto do governo, conforme divulgado na carta a seguir.

LEIAM E TIREM SUAS CONCLUSÕES.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Militarização das escolas: 10 motivos para votar NÃO

1)         A direção da escola fica nas mãos de um policial militar. Escola não é lugar de polícia, assim como batalhão não é lugar de professor/a.

2)         A comunidade não tem o direito de escolher a pessoa que irá dirigir a escola. O Diretor Geral será um militar da reserva e a Secretaria de educação escolhe um/a professor/a para assumir o cargo de direção civil, mas sem autonomia e submetida às ordens do diretor-militar.

3)         Caso o/a estudante não se adapte à disciplina militar, perde a matrícula mesmo que resida perto da escola.

4)         Há controle da liberdade de expressão e manifestação dos/as estudantes, professores/as e funcionários/as.

5)         Não há igualdade na distribuição dos recursos entre as escolas estaduais. A escola militarizada receberá mais recursos e mais profissionais, enquanto as demais continuam precarizadas.

6)         A pedagogia da escola militarizada é a da submissão à disciplina militar suprimindo a criatividade e a autonomia.

7)         Os/As professores/as e funcionários/as perdem a lotação, portanto, poderão ser colocados/as à disposição a qualquer momento, a depender do interesse da Seed.

8)         Os/as profissionais da educação ficarão submetidos/as aos militares da reserva e perdem a autonomia pedagógica.

9)         Crescente desvalorização da carreira dos profissionais da educação.

10)       Colégio militar é para formar soldados, escola pública é para formar cidadãos/ãs humanizados, livres, plurais, diversos e emancipados.

 

Fonte: Redes Sociais

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE