PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Cornélio Procópio receberá três voos comerciais por semana

Publicado em: 25/10/2019

Cidade localizada no extremo Norte do Estado, agora está a apenas 1h45 de Curitiba

 

 

Cornélio Procópio, cidade do extremo Norte do Estado, agora está a apenas 1h45 de Curitiba – a viagem de carro dura mais de 5 horas. Nesta quarta-feira (23), o município recebeu o primeiro voo comercial desde 1970, parte do programa Voe Paraná, idealizado pelo Governo em parceria com a Gol. Serão três voos semanais de ida e volta, às segundas, quartas e sextas, com escala em Telêmaco Borba.

O Voe Paraná reconectou 12 cidades do Interior a Curitiba. É o maior programa de aviação regional da Gol no País. Serão 67 voos semanais neste primeiro momento, com possibilidade de aumentar o fluxo em função da demanda e do ingresso de Apucarana e Guarapuava na lista.

O aeroporto Francisco Lacerda Júnior já era bastante utilizado pelo Estado para o sistema de transporte aéreo de órgãos para transplante, atendendo todos os municípios da região Norte, e passou por pequenas reformas para receber as aeronaves da TwoFlex (empresa de táxi-aéreo que opera em parceria com a Gol). A partir do ano que vem o espaço deve receber balizamento noturno para ampliar o seu potencial.

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, disse que a inclusão da cidade no programa possibilita agilizar as viagens que antes só eram possíveis por Londrina. “Estávamos a cerca de 60 quilômetros do aeroporto com voos para Curitiba. É um trecho de cerca de uma hora, mais o tempo de antecedência para embarque e o tempo de voo. Agora podemos embarcar dentro de Cornélio Procópio, chegar em Curitiba e fazer escala para qualquer lugar do País e do mundo”, comentou.

Segundo João Ataliba de Resende Júnior, presidente da Sociedade Rural de Cornélio Procópio, os produtores locais esperam que a novidade passe a vigorar na cidade. “Pode ter um começo tímido, mas é algo que veio para ficar. Cornélio Procópio precisava de uma ligação rápida com Curitiba. Os empresários começam a enxergar a cidade com outros olhos a partir disso”, afirmou. “Vamos inclusive lutar nos próximos anos para que a pista possa ser adequada também para o transporte de carga, que hoje é feito por Londrina”.

AGRONEGÓCIO - Cornélio Procópio é uma cidade com vocação para o agronegócio primário (milho, soja e trigo), além da pecuária e da avicultura. Segundo o presidente da Sociedade Rural, o programa Voe Paraná pode ajudar a impulsionar um movimento de agregação de valor da produção. “Estamos começando a enxergar outra realidade para que a cidade mude o foco, devagar e firmemente, e passe a agregar valor na produção do campo, até para melhorar a renda da população. É um anseio que pode ser acelerado a partir desta quarta”, complementou.

TURISMO – A cidade também poderá atrair mais turistas. Cornélio Procópio é um importante centro estudantil, agropecuário, comercial e industrial. Um dos principais pontos turísticos é o Monumento Cristo Rei, construído em 1958 e a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com quase 24 metros de altura.

Paraná tem a maior malha aérea regional da Gol do País

O programa Voe Paraná foi estruturado para incentivar a aviação regional no Estado. A Gol e a empresa de táxi-aéreo TwoFlex oferecem ligação aérea partindo e chegando a doze municípios que têm entre 32 mil e 155 mil habitantes. Foram contemplados Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana, Guarapuava e Guaíra.

O programa opera com aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares (nove passageiros e três tripulantes). Nesta semana começaram a funcionar 67 voos semanais para dez cidades, mas até dezembro Apucarana e Guarapuava também ganharão voos semanais.

A Gol oferta 14 mil assentos por dia no Estado, 4º maior do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre as cidades de maiores destinos estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. A companhia ainda conta com voos regulares para Londrina.

Fonte: Agência Estadual

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE