PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Com nove mortes, casos da Covid-19 aumentam 65% em uma semana no Norte Pioneiro

Publicado em: 11/06/2020

Balanço feito pela Folha Extra levou em consideração os dados dos boletins da SESA divulgados no último dia 04 e nesta quarta-feira (10)

Muito se fala sobre a curva de crescimento do novo coronavírus no Brasil, mas a Folha Extra buscou saber como anda o índice de contágio da Covid-19 entre os municípios da região do Norte Pioneiro que já registrou nove mortes relacionadas à doença. O resultado foi que, entre os 22 municípios analisados, a doença apresentou 65% de crescimento no número de infectados em apenas uma semana.

O valor é resultado da comparação feita entre os boletins informativos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na quinta-feira (4) e nesta quarta-feira (10). No boletim da semana passada, a região apresentava 111 casos confirmados da doença em 20 municípios, número que saltou para casa dos 184 infectados em 22 municípios.

Já com relação ao número de recuperados, o novo boletim da SESA quase não teve mudanças, apresentando 48 pessoas que se curaram da doença no informativo da última quinta e 51 no boletim desta quarta. Esse número representa pouco mais de 29% do número atual de infectados pela Covid-19 na região.

Doença apresentou 65% de crescimento no número de infectados em apenas uma semana.

Além disso, o boletim aponta nove óbitos registrados nos municípios de Guapirama (1), Quatiguá (1), São José da Boa Vista (1), Siqueira Campos (4), Bandeirantes (1) e Ribeirão do Pinhal (1). Segundo o boletim, Ribeirão do Pinhal ainda é o município da região que lidera o número de casos com 27 confirmados, mas também apresenta o maior número de confirmados com 19 pessoas que se recuperaram da doença. 

O boletim ainda incluiu dois novos municípios da região com a doença confirmada, sendo Japira (1) e Jundiaí do Sul (1), e um que segue com paciente sendo monitorado em Ribeirão Claro.

Números podem ser ainda maiores

Apesar das atualizações diárias feitas pela SESA, os números não tem se confirmado aos divulgados pelas secretarias municipais de Saúde mesmo com um intervalo de dois a três dias. Na segunda-feira (8), por exemplo, a prefeitura municipal de Tomazina divulgou 17 casos confirmados da doença no município, mas o boletim da SESA ainda aponta 13 casos da doença na cidade, número referente ao boletim divulgado pela prefeitura no domingo (7).

Situação semelhante acontece com os boletins referentes à Jacarezinho. No último sábado (6), a prefeitura havia divulgado 23 casos confirmados da doença no município, mas, ainda no boletim desta quarta-feira da SESA, o município aparece com 17 pacientes infectados pelo vírus.

Ao todo, foram analisados os números de casos em Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz pertencentes a 19ª Regional de Saúde, e Abatiá, Andirá, Bandeirantes e Ribeirão do Pinhal pertencentes a 18ª Regional de Saúde.

Fonte: FolhaExtra

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE