PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

CLIMATEMPO Frente fria provoca temporais no Sul do Brasil neste domingo.

Publicado em: 05/07/2020

O avanço de uma grande frente fria vai provocar vários temporais no Sul do Brasil neste domingo (5). O alerta é para chuva forte, que pode ocorrer a qualquer hora, em todas as áreas do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Na região de Florianópolis e nas demais áreas de Santa Catarina, o domingo começa com sol forte, mas aos poucos a nebulosidade aumenta e a chuva ocorre em forma de pancadas com raios e ventania entre a tarde e a noite.

Segunda-feira

Na segunda-feira (6), o avanço do sistema por alto mar vai provocar chuva forte e volumosa entre o norte gaúcho e o estado de Santa Catarina. As condições para chuva também aumentam no sul e leste paranaense, inclusive na capital Curitiba.

A entrada de uma massa de ar frio de origem polar volta a impedir a ocorrência de chuva nas demais áreas do Rio Grande do Sul. No entanto, as temperaturas entram em acentuado declínio, e o dia pode começar com geada na região de Bagé. Em Porto Alegre, o sol aparece entre muitas nuvens mas não chove.

 
TEMPORAL: Ciclone se forma no Sul do Brasil com ventos de aproximadamente 90km/h

Há risco de novos temporais a partir do domingo, 5 de julho, com a passagem de uma frente fria e em seguida, a formação de outro ciclone com ventos de até 90 km/h em alguns pontos dos estados de RS, SC e PR, de acordo com o site "Clima tempo".

A população da região Sul do Brasil ainda se recupera dos estragos feitos pela forte chuva e a ventania dos dias 30 de junho e 1 de julho, causadas por uma frente fria e um forte ciclone extratropical, e terá que enfrentar novos dias tempestuosos. Outra frente fria passa pelo Sul do Brasil no domingo, 5 de julho, e em seguida teremos a formação de outro ciclone extratropical.

É uma situação de perigo? Sim! É alto o risco de novos temporais e é uma situação de alerta. Há risco de vento forte e de chuva forte para os três estados, mas que não necessariamente vão ocorrer nos mesmos locais que foram destruídos no começo da semana.

Para os meteorologistas, uma decisão crucial e difícil: onde e com qual intensidade a baixa pressão atmosférica do novo ciclone extratropical vai se organizar? Modelos de previsão numérica do tempo divergem na simulação da situação para os próximos dias. 

Mas o que se pode alertar com relativa segurança, por enquanto, é que vem mais chuva forte e com potencial para danos poisé esperado em algumas regiões 90 km/h.

As dúvidas, diferenças entre simulações numéricas do tempo, ciclones extratropicais bombásticos, bombinhas e normais, a angústia de prever mais chuva sobre lugares que já sofreram danos recentes, a tensão em situações meteorológicas difíceis, a responsabilidade de uma previsão de evento extremo, de usar os termos corretos para não alarmar demais, mas também não deixar de alertar para uma situação de perigo, o alerta para clientes e a população em geral, tudo isto faz parte do dia a dia do meteorologista que trabalha em operação e com a comunicação meteorológica. Não dá para voltar no tempo e corrigir um erro de previsão. É menos pior errar por ter alertado em excesso do que não ter falado nada.

Com a maior disponibilidade e facilidade de acesso a informações meteorológicas, é cada vez maior a quantidade de notícias falsas e interpretações meteorológicas equivocadas, feitas por pessoas irresponsáveis e desqualificadas.

Fonte: Sites Parceiros

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE