PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Ciclone “Bomba” atinge o Paraná: previsão é de fortes temporais e rajadas de vento

Publicado em: 30/06/2020

Nesta terça-feira (30), o fenômeno ciclogênese explosiva, conhecido como ‘ciclone bomba’, atinge o Paraná com fortes temporais e rajadas de vento.

Apesar do nome assustar, Paulo Barbieri, que é meteorologista do Simepar, tranquiliza a população e afirma que é um fenômeno comum. “Ele vai se posicionar sobre o oceano e vai causar muito vento, nada de diferente dos outros ciclones que já passaram pelo Estado.”

‘CICLONE BOMBA’ FARÁ AS TEMPERATURAS CAÍREM NO PARANÁ

O ‘Ciclone Bomba’ é comum no inverno, porém, ocorre com mais frequência no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos. No Atlântico Sul, é mais comum na costa da Argentina ou no cinturão de baixa da Antártida.

Apesar do termo ser assustador, o fenômeno provoca, apenas, uma queda rápida da pressão atmosférica e ele se forma quando o ar frio se choca com o ar mais quente. Os ventos fortes criam um efeito de centrifugação, por isso, o nome de ciclone.

O portal MetSul Meteorologia alerta que desde o final de semana, esse fenômeno avança no país. Nesta terça-feira, o fenômeno será responsável por temporais severos no Paraná, além de fortes rajadas de vento.

“Esse ciclone se posiciona sobre o Rio Grande do Sul, com grandes temporais que vai avançar o Paraná principalmente no período da tarde e da noite. Aqui no Paraná vamos ter registros de ventos fortes”, explicou Barbieri.

Após a passagem do ‘Ciclone Bomba’ na região Sul do Brasil, as temperaturas caem e, no Paraná, há previsão de geada.

 

 

 
 

Fonte: Portal Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE