PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Chuvas e ventos fortes causam estragos em cidades do Paraná

Publicado em: 15/10/2021

No oeste do estado, em Palotina, ventos superaram os 101 km/h, de acordo com o Simepar.

Chuvas e fortes ventos registrados em todo o Paraná causaram estragos em diferentes cidades do estado na noite de quarta (13) e durante a madrugada desta quinta-feira (14). No oeste, em Palotina, os ventos superaram os 101 km/h, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Veja, abaixo, imagens dos estragos causados.

Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de feridos.

Oeste

Também no oeste, em Foz do Iguaçu, houve registro de temporal e os ventos chegaram a 60 km/h na noite de quarta-feira (13), conforme o Simepar.

Oito famílias precisaram ser atendidas com lona na cidade por conta de estragos no telhado. A Defesa Civil também informou que mais de 30 árvores caíram por causa do vento, das quais 12 atingiram a rede elétrica.

Cerca de 60 mil unidades consumidoras ficaram sem luz em Foz do Iguaçu, enquanto em toda a região oeste do Paraná foram 157 mil unidades consumidoras afetadas, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Campos Gerais

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, houve registro de seis destelhamentos e também da queda de 11 árvores. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham na retirada.

A corporação também informou que recebeu uma solicitação para atendimento de queda de muro.

Norte e Noroeste

Em cidades como Maringá, no norte paranaense, 40 árvores caíram e 11 casas foram destelhadas no período, conforme balanço da Defesa Civil. Na cidade, os ventos chegaram a 74km/h, segundo o Simepar.

O temporal ainda deixou aproximadamente 3,5 mil unidades consumidoras sem energia elétrica no município, principalmente na região onde estão os bairros Jardim Alvorada, Jardim Oásis e Conjunto Champagnat.

Na região de Paranavaí e de Umuarama, no noroeste, também houve registro de estragos. Conforme balanço da Copel, em toda a região, 170 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a passagem do evento climático.

Além disso, nove torres da linha de alta tensão que liga Assis a Umuarama caíram. Até a última atualização desta reportagem, equipes da companhia estavam no local para o conserto, uma vez que a queda interrompeu o fornecimento de luz para 87 mil domicílios.

A Copel detalhou que a reconstrução destas torres será importante para a recomposição do sistema de alta tensão e para garantir a flexibilidade de operação do sistema, pois elas entregam energia a três subestações, que estão sendo abastecidas por outras fontes. Ou seja, a queda das torres não está causando diretamente falta de luz aos consumidores.

A Copel também informou que mais de 90 circuitos de média tensão sofreram danos, principalmente devido à queda de galhos e de árvores inteiras sobre as redes na região.

A companhia informou que o atendimento prioritário é dedicado às redes que atendem hospitais e unidades de saúde, além da recomposição das fontes de alimentação de 15 municípios que tiveram o fornecimento quase totalmente interrompido.

Os municípios que tiveram problemas de energia são: Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Farol, Francisco Alves, Mariluz, Mato Rico, Mirador, Moreira Sales, Nova Olímpia, Porto Rico, Querência do Norte, Rancho Alegre do Oeste, Santo Antônio do Caiuá, São Pedro do Paraná e Tapira

Por causa da falta de energia, a produção e a distribuição de água em Santa Cruz do Monte Castelo está suspensa nesta quinta-feira (14). A Sanepar informou que pode faltar água em todas as regiões da cidade. Assim que a Copel restabelecer o fornecimento de energia, o abastecimento será normalizado.

Curitiba

Na capital, as rajadas de vento chegaram a 49,3 km/h. Foram registradas 12 solicitações de atendimento emergencial por quedas de árvores. Ao lado do Cemitério do Água Verde, uma árvore caiu sobre um carro e bloqueou parcialmente a rua.

Segundo a Defesa Civil, os bairros mais atingidos foram: Portão, Água Verde, Augusta, Bigorrilho, Vila Isabel, São Francisco, Alto da XV, Mossunguê, Santa Felicidade e Guaíra, de acordo com a Defesa Civil.

FOTOS







 

Fonte: Tarobá News

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE