PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

CENÁRIO GERAL: Centrão domina metade das cidades; PL e Republicanos sobem e PT fica em 9º

Publicado em: 07/10/2024

O PSD, o MDB, o PP e o União Brasil, que compõem o Centrão, dominaram as eleições municipais, conquistando juntos mais da metade das prefeituras do país. O PL e o Republicanos tiveram os maiores crescimentos e ficaram em quinto e sexto. O PT também cresceu, mas terminou em nono.

Centrão eleito em mais de 50% das cidades
Juntos, PSD, MDB, PP e União Brasil elegeram mais de 3.000 prefeitos no primeiro turno. Isso corresponde a 54% das cidades do país. Os dados estão atualizados até 1h desta segunda-feira (7) e ainda podem mudar, mas não o suficiente para alterar os rankings partidários.

Os quatro principais partidos do Centrão cresceram em número de prefeituras. O maior aumento foi do PSD, de 35%. O MDB e o PP subiram 8%. Já o União Brasil disputou sua primeira eleição este ano. Foi criado em 2021 pela junção do DEM com o PSL. Considerando o resultado desses dois partidos nas eleições 2020, a alta do União Brasil em 2024 foi de 4%.

Em alguns estados do país, a presença do Centrão passa de 80% das cidades. Em Alagoas, chega a 90%. Só o MDB venceu em 65 das 102 prefeituras alagoanas.

PSD se torna principal força municipal
O destaque no Centrão é o PSD, que elegeu o maior número de prefeitos no país e desbancou o MDB pela primeira vez em mais de duas décadas. De 2000 a 2020, o MDB (antes PMDB) ocupou a liderança. Este ano, lançou o maior número de candidatos a prefeito. Mas não conseguiu manter o posto e caiu para o segundo lugar.

O partido de Kassab está crescendo de forma contínua desde sua fundação, em 2011. Nas suas primeiras eleições municipais, em 2012, elegeu quase 500 prefeitos. Nas eleições seguintes, cresceu 8%, chegando a quase 540 prefeituras. Em 2020, subiu mais 18% e fechou em cerca de 650 prefeituras. Em 2024, subiu ainda mais, 35%, atingindo 878 prefeituras — até 1h desta segunda-feira.

A alta do PSD tem uma particularidade: 70% das prefeituras estão em só quatro estados: SP, PR, MG e BA. O PSD é hoje o principal partido de São Paulo, desbancando o PSDB. Também é o principal partido de Minas, superando o MDB. Já no Paraná e na Bahia, o PSD já tinha se sagrado líder em 2020 e manteve o posto este ano. O MDB e o PP, por outro lado, têm uma presença mais distribuída pelos estados brasileiros.

Fonte: uol

Mais fotos

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE