PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Casos suspeitos de Coronavírus sobem no Paraná e em Curitiba

Publicado em: 10/03/2020

O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (9), novo boletim do coronavírus no País. São 25 casos confirmados e 930 suspeitos. O Paraná não tem caso confirmado, mas viu subir de 22 casos suspeitos no domingo para 34 ontem. Já o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Estado, mostrava 33 casos suspeitos em todo o Estado, sendo 19 em Curitiba. Da mesma forma, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba apontava 21 casos suspeitos na Capital, com casos novos em relação à semana passada.

O conflito de dados pode ser apenas uma questão de horário de divulgação dos boletins ou de encaminhamento dos dados para os balanços do município, Estado e do País. De qualquer forma, em todos os boletins, houve aumento significativo dos casos em investigação.

Segundo a Sesa, há casos sendo investigados em Londrina (5), Ponta Grossa (4), Cascavel (2), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1) e Santo Antônio do Paraíso (1). A pasta informa que o método de divulgação de casos em investigação a partir de agora terá somente a Regional de Saúde, o município e o número de casos descartados e/ou suspeitos em análise, não mais dados adicionais (datas e históricos de viagens; coleta de amostra; etc), assim como já é realizado nos boletins semanais, como da febre amarela, por exemplo. A mudança é necessária devido ao alto número de notificações enviada via sistema para a Sesa, não sendo mais possível a compilação diária destes dados.

Em Curitiba
Entre os dez novos casos em Curitiba, seis são mulheres com idades entre 26 e 71 anos e quatro são homens com idades entre 19 e 81 anos. Todos foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário enquanto aguardam o resultado dos exames. Sete deles foram atendidos em serviços de saúde da rede pública e outros três em serviços da rede privada.

“Enquanto aguardam o resultado é importante que as pessoas sigam as orientações. Mesmo que a infecção não seja pelo coronavírus, a medida evita a contaminação de outras pessoas e auxilia no processo de recuperação”, orienta, médica infectologista da SMS Marion Burger.
Os pacientes de casos suspeitos são monitorados diariamente por telefone para acompanhamento da evolução do quadro de saúde.

Governo da Itália decreta ‘quarentena’ para todo o País para conter doença

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, decretou nesta segunda-feira bloqueio da Itália como uma medida para conter a propagação do coronavírus (Covid-19), restringindo os deslocamentos no país. Conte disse a repórteres que as medidas adotadas apenas dois dias atrás em grande parte do norte não eram mais suficientes e que teriam que ser estendidas a todo o país a partir de hoje.

“Nossos hábitos precisam mudar, precisam mudar agora, todos nós precisamos desistir de alguma coisa pelo bem da Itália”, disse Conte. “Fique em casa”.

De acordo com a medida tomada por Conte, as pessoas devem ficar em casa, a menos que tenham razões importantes relacionadas ao trabalho, saúde ou outras necessidades especiais. O deslocamento para o trabalho ainda será permitido. As escolas e universidades permanecerão fechadas até o dia 3 de abril.
A Itália é o país europeu com o maior número de infectados e de mortos pelo Covid-19. Dados divulgados ontem, mostraram um aumento de número de mortes pelo vírus de 97 para 463 e um crescimento de 24% no total de casos, que chegou a 9.172.

Fonte: Bem Parana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE