PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Casos confirmados dobram no Paraná e suspeitos disparam; país tem duas mortes

Publicado em: 18/03/2020

Os casos confirmados de coronavírus no Paraná dobraram. Até o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de segunda-feira (16) eram seis os casos positivos. Já no boletim de terça-feira (17) os casos passaram para 12, com novos casos confirmados em Curitiba (2), Cianorte (1), Londrina (1), Campo Largo (1) e Pinhais (1).

Mas um boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, no fim da tarde de terça, confirmou iutros dois casos, que devem entrar a estatística do Estado nesta quarta (18) ou quinta (19). Assim, seriam 14 os casos no Paraná.

O Ministério da Saúde também divulgou uma atualização dos dados na tarde de terça, e mostrava um enorme salto dos casos suspeitos no Paraná. Eram 85 até segunda e foi a 240, nesta terça-feira. O aumento de casos suspeitos foi geral. No País, entre a segunda-feira e ontem, os números foram de 2.064 para 8.819, quase quatro vezes mais.

“A diferença dos casos suspeitos é porque existia em vários estados e que não estavam sendo validados muito provavelmente a checagem manual. Afirmamos que era melhor utilizar o sistema automatizado. Mas é mais importante mostrar aumento de notificação do que ficar só nos 2 mil casos”, afirmou Júlio Croda, da equipe do Ministério da Saúde.

No boletim da Secretaria Estadual o número de casos suspeitos não estava atualizado por problemas no sistema do Ministério, informou a Secretaria.

Primeiras mortes ocorrem em São Paulo e no Rio de Janeiro

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou a primeira morte por Covid-19 em São Paulo. Trata-se de um homem de 62 anos, que estava no grupo de risco da doença – tinha mais de 60 anos, diabetes e hipertensão. Mas não se sabe a origem da contaminação nesse caso. “Em quase 300 casos tivemos primeiro óbito. Não podemos falar isso porque podemos ter seis óbitos amanhã (quarta-feira, 18). Não temos condição de falar a letalidade. Brasil é um país jovem, vamos ver como isso funciona”, declarou. O ministro voltou a alertar que o número de casos deve continuar subindo, e muito.

Mais tarde, o Rio de Janeiro confirmou uma oitra morte por coronavírus: um homem de 69 anos que estava no Hospital Icaraí. Ele teve quadro iniciado no dia 11 de março; posteriormente, desenvolveu pneumonia, insuficiência respiratória aguda e sofreu um choque séptico. Ainda segundo o Hospital Icaraí, a contaminação veio através do enteado da vítima, que esteve em Nova York (Estados Unidos) e foi testado positivamente para a covid-19.

Prefeitura decreta situação de emergência em saúde para combater a doença

O prefeito Rafael Greca decretou, ontem, situação de emergência em saúde em Curitiba. A medida dá mais agilidade e garante as bases legais para o município adotar medidas no combate ao coronovírus. Apesar de o número de infectados ainda ser pequeno na cidade (nove confirmados, até ontem, todos leves) o vírus é de fácil transmissão. Por isso, a tendência é haver um aumento de casos significativo nas próximas semanas, podendo sobrecarregar a rede de saúde.

A medida também está alinhada aos esforços que vem sendo tomados em várias partes do mundo para enfrentar a pandemia.

Entre as medidas do Decreto 421, o município veda a licenças e alvarás para realização de eventos privados com público superior a 200 pessoas. A medida vale desde terça-feira. Licenças já concedidas para eventos programados a partir desta data serão suspensas. Eventos e viagens oficiais agendados pelos órgãos municipais também estão cancelados e serão remarcados para data oportuna.

O decreto ainda estabelece que, em caso de necessidade, poderão ser tomadas medidas de isolamento e quarentena e realização compulsória de exames, coleta de amostrar e vacinação profilática, além de autorização excepcional e temporária para eventual importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária (desde que devidamente registrados por autoridade sanitária estrangeira e previstos em ato pelo Ministério da Saúde.

O decreto tem validade indefinida e vigorará enquanto perdurar a situação causada pelo coronovírus.

Sindicato das escolas particulares recomenda suspensão das aulas

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), acatando as recomendações do Governo do Paraná, orienta que as aulas presenciais nas escolas particulares sejam suspensas a partir do dia 20 de março, por tempo indeterminado, seguindo a mesma orientação que foi repassada à rede pública. Por se tratar de recomendação, o Sinepe/PR reconhece a autonomia dos estabelecimentos educacionais para tomar a melhor decisão de acordo com seu contexto. na segunda-feira, decreto do governo do Estado já suspendeu as aulas na rede pública a partir da sexta-feira, assim das universidades públicas. Universidades particulares já anunciaram a suspensão em Curitiba.

Fonte: Agência Estadual

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE