PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Canoagem de Tomazina vai participar dos Jogos da Natureza

Publicado em: 28/11/2019

Com incentivo às crianças, município mantém a tradição de celeiro na formação de atletas

A Equipe da ATOCA – Associação Tomazinense de Canoagem viaja no próximo dia 1º de dezembro para cidade de Ribeirão Claro, onde participará da terceira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. Um grande evento realizado pelo Governo do Estado do Paraná que conta com 39 modalidades esportivas entre elas a canoagem, esporte que é tradição em Tomazina, que agora, em 2019, completa 31 anos de historia.

A delegação de Tomazina vai participar com 31 atletas e promete trazer muitas medalhas para o município. “Pretendemos superar o número de medalhas conquistadas na primeira etapa, em Antonina, e na segunda etapa, em Santa Terezinha do Itaipu”, diz Guilherme Silveira treinador da equipe.

“Há muitos anos não conseguimos realizar um evento estadual de canoagem, por falta de recursos. Graças à iniciativa do Governo de criar esse grande evento, que são os Jogos de Aventura e Natureza, conseguimos este ano realizar um campeonato paranaense com três etapas. Tenho a certeza de que esse evento foi muito importante a todas as federações do estado, e muito importante para a economia e o desenvolvimento esportivo e turístico do Paraná”, diz João Emerson Pantera, que é da Federação Paranaense de Canoagem e organizador da modalidade nos jogos.

Além da competição de Ribeirão Claro, nos dias 14 e 15 de dezembro os atletas do município participam, em Tomazina, do Campeonato Municipal de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom, evento em comemoração aos 31 anos de historia da canoagem e aos 21 anos da ATOCA.

Segundo o presidente da associação, Luciano Ribeiro de Souza, esta é uma data tão expressiva que não poderia passar em branco, ainda mais com o retorno da escola de canoagem do município, que conta hoje com mais de 50 crianças remando diariamente. “Esse evento é um presente para essas crianças. Aproveito a oportunidade para convidar a todos os pais e parentes dos atletas bem como os amantes do esporte a prestigiar o evento”, conclama Luciano.

Para João Emerson Pantera, que também é professor da escola, é muito importante manter os atletas participando de competições. “O projeto da escola de canoagem tem um cunho social, porém, nós também temos o objetivo de descobrir novos atletas para o esporte, e, em apenas quatro meses de treinamento, já começam a aparecer esses talentos, e só conseguimos descobrir esses valores, participando de campeonatos e graças à Prefeitura de Tomazina, através do Departamento de Assistência Social esse ano vamos para o terceiro campeonato e iremos sediar mais um. Isso é muito importante para o amadurecimento dessas crianças”, assinala.

Pantera finaliza agradecendo o prefeito Flavio Zan e a diretora da Assistência Social, Bruna Stival Prado pelo apoio que vem dando ao esporte. Aos pais que acreditam no trabalho da equipe e estão sempre apoiando. “Fica então o convite aos interessados: dias 14 e 15 de dezembro, no Balneário da Prainha, em Tomazina, prestigiem o Campeonato Municipal de Canoagem Velocidade e Slalom”, convida.

Fonte: TanoSite

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE