PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Brasil tem deflação de 0,68% em julho, a primeira desde maio de 2020

Publicado em: 09/08/2022

A redução do preço da gasolina pela Petrobras vai ajudar no controle da inflação Foto: Hermes de Paula

Puxado pela queda nos preços dos combustíveis, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) registrou deflação de 0,68% em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (dia 9). É a primeira queda no indicador de inflação desde maio de 2020 (-0,25%), período auge das medidas restritivas por conta da pandemia de Covid-19.

A taxa é também a menor desde o início da série histórica em 1980. No ano, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%.

A redução dos preços dos combustíveis se deve ao corte de impostos sobre bens essenciais, aprovada pelo Congresso Nacional.

Perspectivas

Economistas projetam um IPCA negativo em agosto, em função da continuidade da queda dos preços administrados. Isso porque a Petrobras anunciou no final de julho duas reduções no preço da gasolina vendida pelas refinarias, o que deve chegar às bombas dos postos ao longo do mês de agosto.

Em setembro, porém, o indicador deve voltar a subir e ficar no campo positivo. O IPCA deve terminar o ano em 7,11%, de acordo com a mediana das expectativas do Boletim Focus. O resultado tira a inflação do patamar de dois dígitos (10,06%) registrados em 2021, mas bem acima dos 4,52% em 2020.

Para 2023, a projeção já sobe pela décima oitava semana consecutiva: analistas esperam alta de 5,36%.

O que é deflação?

Em julho, pela primeira vez desde maio de 2020, ou seja, desde o início da pandemia de coronavírus, o Brasil teve deflação. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, nesta terça-feira (09/08), que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, usado nas metas de inflação) ficou negativo em 0,68%. É a menor taxa da série histórica do IBGE, iniciada em 1980

Mas, afinal, o que é uma deflação? Em que situações ela ocorre? E que efeitos terá no bolso do brasileiro?

No Brasil, em julho, a deflação foi consequência direta de uma mudança no ICMS de combustíveis e energia elétrica. O projeto do governo do presidente Jair Bolsonaro, aprovado pelo Congresso no fim de junho, criou um teto para as alíquotas de ICMS desses produtos com o objetivo de reduzir os preços da gasolina e da conta de luz

Fonte: Globo Extra

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE