PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Boca Aberta e Luisa Canziani votam "sim" em projeto de lei que enterra a Lava Jato

Publicado em: 15/08/2019

Dois deputados londrinenses votaram a favor do Projeto de Lei n.º 7.596 que endurece as regras para abuso de autoridade de juízes, procuradores e policiais. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (14) em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

O texto principal foi aprovado em votação simbólica, mas apesar disso, o projeto só foi incluído na pauta de quarta porque os deputados aprovaram a votação do tema em regime de urgência horas antes – manobra usada para agilizar assuntos de interesse político.

Foram 342 votos a favor e 83 contrários. Representantes de Londrina na Câmara, Boca Aberta (PROS) e Luísa Canziani (PTB) foram favoráveis. Diego Garcia (Podemos) votou não, e Felipe Barros (PSL) faltou na primeira votação, mas esteve presente no mérito.

Essa relação é dos deputados que aprovaram a urgência. A votação em si foi secreta, e não foi divulgado como cada deputado se posicionou. Entretanto, a aprovação para a urgência é uma sinalização de como pensa cada parlamentar a respeito do assunto.

ENTERRA MODO ‘LAVA-JATO’

Foi o então senador Roberto Requião quem apresentou e relatou o projeto. Requião é costumaz críticos dos supostos abusos da Operação Lava-Jato. Ao lado de Renan Calheiros, que também é do MDB, Requião já manifestou diversas vezes contra a Lava-Jato e o que considera ‘abusos’ da investigação.

Algumas medidas listadas como punitivas no projeto, como ‘decretar condução coercitiva de forma descabida’ ou ‘divulgar gravação sem relação com as provas que se pretende produzir em investigação’ são as mesmas que críticos da Lava-jato fizeram durante as fases da operação, como durante a condução coercitiva do ex-presidente Lula, depois de ser condenado em terceira instância.

A própria Lava-Jato acusa o projeto de Requião, de ser na realidade, um ataque ao modo de atuação da operação. O atual ministro Sérgio Moro disse em 2017 que o projeto continha dispositivos que, caso aprovados, teriam como o efeito prático a criminalização da interceptação da lei, o que intimidaria a atuação independente dos juízes “pelo simples fato de agir contrariamente aos interesses dos poderosos”.

ALIANÇA

A medida aprovada na quarta teve como apoio os principais partidos envolvidos em escândalos de corrupção. O líder do PT na Câmara defendeu o voto favorável à proposta de punir juízes e policiais “que se utilizam de seus cargos para perseguir pessoas inocentes”. Seguiram o PT, nas críticas e nas votações, partidos como o MDB e o PP, os principais atingidos pela Lava-Jato.

VEJA COMO VOTOU CADA DEPUTADO PARANAENSE:

Aline Sleutjes (PSL) – Falta
Aroldo Martins (PRB) – Sim
Boca Aberta (PROS) – Sim
Christiane Yared (PL) – Não
Diego Garcia (PODE) – Não
Ênio Verri (PT) – Sim
Evandro Roman (PSD) – Sim
Felipe Francischini (PSL) – Não
Filipe Barros (PSL) – Falta
Gleisi Hoffmann (PT) – Sim
Gustavo Fruet (PDT) – Não
Hermes Parcianello (MDB) – Falta
Leandre (PV) – Falta
Luciano Ducci (PSB) – Sim
Luisa Canziani (PTB) – Sim
Luiz Nishimori (PL) – Sim
Luizão Goulart (PRB) – Sim
Paulo Eduardo Martins (PSC) – Falta
Pedro Lupion (DEM) Sim
Reinhold Stephanes Junior (PSD) – Sim
Ricardo Barros (PP) – Sim
Rubens Bueno (CIDADANIA) – Não
Sargento Fahur (PSD) – Sim
Schiavinato (PP) – Sim
Sergio Souza (MDB) – Sim
Toninho Wandscheer (PROS) – Sim
Vermelho (PSD) – Falta
Zeca Dirceu (PT) – Sim

Fonte: 24 Horas

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE