PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Beirute: explosão foi causada por produto que seria usado em atentado no DF

Publicado em: 06/08/2020

Jovem preso por ameaçar massacre na capital no início do ano usaria o nitrato de amônio. No Líbano, substância provocou dezenas de mortes

forte explosão em uma região portuária de Beirute (foto em destaque), no Líbano, na tarde dessa terça-feira (4/8), deixou ao menos 135 mortos e 5 mil feridos. A principal suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante. A substância é a mesma que seria usada por Henrique Almeida Soares

, 19 anos, preso após ameaçar “fazer um massacre” em um show de funk no Setor Comercial Sul, em 29 de fevereiro.

O jovem teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do DF em 1º de março. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) horas antes do crime. Na residência do jovem, a corporação encontrou bombas e livros com incitação ao ódio, além de máscaras e dinheiro em espécie.

Foi preciso desarmar a bomba produzida pelo rapaz. Henrique planejava, ainda, a explosão de um carro-bomba e a execução de sobreviventes com arma de fogo no evento. A polícia apreendeu 5 quilos de nitrato de amônio e 1 quilo de nitrato de potássio, que poderiam ser usados para produção de outro artefato.

Segundo investigadores da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), o nitrato de amônio não é um explosivo por si só. Ele se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água e é seguro desde que não seja aquecido ou entre em contato com alguma faísca. Caso aquecida, a substância pode gerar uma explosão.

“O material era suficiente para derrubar uma casa. Ele tinha muito poder de fogo”, destacou, à época, o chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani Júnior. Para os policiais, não há dúvidas de que ocorreria uma grave destruição na capital. Veja, abaixo, imagens do material apreendido com o suspeito à época:

Beirute

Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que uma grande nuvem de fumaça encobre o céu de Beirute, capital do Líbano, após a forte explosão registrada nessa terça-feira (4/8).

Nesta quarta, o governo libanês decretou calamidade pública. As informações foram confirmadas pela agência estatal de notícias do Líbano (NNA), com informações do Ministério da Saúde do país.

O Conselho Superior de Defesa do Líbano recomendou a declaração de estado de calamidade para a cidade de Beirute. A medida foi oficializada na tarde desta quarta.

Veja imagens da explosão.

 

Fonte: Metrópoles

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE